RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE HEMODIÁLISE NO INTERIOR DE SERGIPE
RELATO

Palavras-chave

Enfermagem em Nefrologia
Enfermeiro em Hemodiálise
Diálise Renal

Como Citar

Dias Guimarães, M. H. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE HEMODIÁLISE NO INTERIOR DE SERGIPE. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 12. https://doi.org/10.51249/easn12.2023.1129

Resumo

Este presente estudo tem como finalidade descrever relato de experiência de um enfermeiro realizada em uma unidade de hemodiálise privada conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS) em uma cidade do interior do Estado Sergipe, levantando as atividades e observações realizadas durante a experiência para elucidar o papel do enfermeiro em terapia renal substitutiva. Trata-se de um estudo descritivo das observações realizadas em uma unidade de hemodiálise privada conveniada com o SUS no interior de Sergipe, sob liberação da instituição. Para levantamento dos argumentos, discussões, e elaboração do presente estudo, utilizou-se o método de revisão bibliográfica da literatura, onde o autor será citado conforme referência bibliográfica. As ferramentas utilizadas foram: Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, LILACS, SCIELO, Google Scholar. A presente obra descreve o enfermeiro e equipe que deve ter o olhar atento a todas intercorrências que podem surgir para realização de manejos adequados, diante dessa premissa deve haver treinamento teórico-prático da equipe, sobre o processo da terapia dialítica, técnicas e possíveis intercorrências, identificando habilidades e limitações e pré-determinando os profissionais para cada intervenção. Revisão da Diretoria Colegiada – RDC nº 11 de 13 de março de 2014. Ministério da Saúde. ANVISA. Publicada em DOU n°50, de 14 de março de 2014. Disponível em: portal.anvisa.gov.br item RDC

https://doi.org/10.51249/easn12.2023.1129
RELATO

Referências

AMERICAN HEART ASSOACIATION. ACLS: Provider suplementary material: airway manegement, devices to provide supplementary oxigen. pag.4, 2016

CARDOSO, LF. Protocolo de atendimento a Parada Cardiorrespiratória (PCR). https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/institucional/gestao-da qualidade/Paginas/protocolos.aspx

Clínica Nefrológica do Hospital Getúlio Vargas. Manual de Rotinas Médicas. Teresina, Março de 2012.

KNOBEL, E e Cols. Terapia Intensiva: enfermagem. São Paulo: Atneu, 2006.

LIMA, E. X; SANTOS, I. Atualização de enfermagem em nefrologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2004.

Manual de padrões certificação hospitalar. Consórcio Brsileiro de Acreditação em sistemas de Saúde – CBA. Rio de Janeiro, 3ª edição, 2008.

MORAES, B. E; Intercorrências em Pacientes com insuficiência Renal Crônica durante as sessões de Hemodiálise. Atualiza Cursos. Pós-Graduação. Salvador, BA, 2011.

SMMELTZER, Suzanne C; BARE, Brenda G. Tratado de Enfermagem mmédico-cirúrgica, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Suporte Avançado de Vida Cardiovasvular. American Heart Assoaciation. Manual do profissional. 2016.

Cristiano Dias Nascimento, Isaac R Marques. Intervenções de Enfermagem nas complicações mais frequentes durante a sessão de hemodiálise: revisão de literatura. Revista Brasileira de Enfermagem 58 (6), 719-722, 2005.

Hemodiálise. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Disponível em: sbn.org.br/hemodialise > acesso em 20 de abril de 2020.

Hemodiálise. Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia. Disponível em: soben.org.br/o-que-e-hemodialise/ > acesso em 20 de abril de 2020.

Costa et all. Complicações em pacientes renais durante sessões hemodialíticas e intervenções de enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental online 7 (1), 2137-2146, 2015.

Santana S. T; Fontenelle T; Magalhães L. M; Assistência de enfermagem prestada aos pacientes em tratamento hemodialítico nas unidades de nefrologia. Revista Científica do ITPAC 6 (3), 1-11, 2013.

Revisão da Diretoria Colegiada – RDC nº 11 de 13 de março de 2014. Ministério da Saúde. ANVISA. Publicada em DOU n°50, de 14 de março de 2014. Disponível em: portal.anvisa.gov.br item RDC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...