EXPERIÊNCIA DO PSICÓLOGO NO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO FRENTE ÀS PESSOAS COM HIV
EXPERIÊNCIA

Palavras-chave

HIV; Saúde Mental; Psicologia; Estigma Social

Como Citar

Isabel Rodrigues de Almeida, M. ., Rui Callou Filho, C. ., Barbosa Gonçalves, A. ., Almeida Oliveira, L. ., & Cristina Gonçalves dos Santos, J. . (2023). EXPERIÊNCIA DO PSICÓLOGO NO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO FRENTE ÀS PESSOAS COM HIV. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 12. https://doi.org/10.51249/easn12.2023.1131

Resumo

O vírus da imunodeficiência humana, HIV, é o agente etiológico da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Apesar do avanço das informações sobre HIV/AIDS, ainda há forte impacto psicossocial no convívio com HIV, apontando para a necessidade de enfatizar a saúde mental. Objetivo: relatar a experiência de uma psicóloga residente em atendimentos psicológicos com pessoas vivendo com HIV e evidenciar a importância da psicóloga nos serviços especializados em HIV/AIDS. Métodos: Relato de experiência das vivências num serviço da atenção especializada em saúde sexual, em Iguatu, Ceará. Resultados: Com os atendimentos psicológicos, pacientes demonstraram alívio na angústia sentida, melhora na compreensão de questões vivenciadas e demandas emergidas em decorrência do diagnóstico de HIV, como estigma social. Conclusão: Percebe-se necessidade de repensar o percurso terapêutico do paciente que vive com HIV em Iguatu, Ceará, a fim de torná-lo mais integral e humanizado, inserindo psicólogos nos serviços de atenção à saúde sexual.

https://doi.org/10.51249/easn12.2023.1131
EXPERIÊNCIA

Referências

BRASIL. Lei nº 9.313 de 13 de Novembro de 1996. Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do HIV e doentes de AIDS. Diário Oficial da União. 14 nov. 1996.

CALVETTI, Prisla Ücker et al. Níveis de ansiedade, estresse percebido e suporte social em pessoas que vivem com HIV/Aids. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.32. n.4. p.1-4. 2017.

CFP, Conselho Federal de Psicologia. Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos Programas e Serviços de IST/HIV/aids. Brasília. 2020.

MS. Ministério da Saúde. AIDS: O que é, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aids-hiv Acesso em: 10 jan. 2022.

MS. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Manual Técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV. Ministério da Saúde. Brasília, DF. 2013.

MS. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Cuidado integral às pessoas que vivem com HIV pela Atenção Básica: Manual para a equipe multiprofissional. Ministério da Saúde. Brasília, DF. 2017.

MS. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde - Programa Nacional de DST e Aids. Manual de adesão ao tratamento para pessoas vivendo com HIV e AIDS. Ministério da Saúde. Brasília, DF. 2008.

OLIVEIRA, Francisca Bianca Vasconcelos de; MIRANDA, Karla Corrêa Lima. Os significados relacionados à vivência da soropositividade para o HIV: Outro modo de subjetivação. Cadernos ESP. V. 11, n. 1, p. 29-40. 2017.

PERUCCHI, Juliana et al. Psicologia e Políticas Públicas em HIV/AIDS: algumas reflexões. Psicologia & Sociedade. V. 23. 2011.

ROSSI, Angélica da Mata et al. HIV Care Continuum from diagnosis in a Counseling and Testing Center. Revista Brasileira de Enfermagem. V. 73, n. 6. 2020.

UNAIDS, Brasil. Você sabe o que é HIV e o que é AIDS? 10 mar. 2017. Disponível em: https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/ Acesso em: 10 jan. 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...