ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA CONSUMIDA EM CRECHES NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
ANÁLISE DOS PARÂMETROS

Palavras-chave

Potabilidade. Educação infantil. Microorganisms.

Como Citar

Nunes Dos Anjos, V. ., Rabelo Costa, D. ., Pimentel Costa , H. ., Jessica Marcelino do Carmo , S., Jenny Galdino de Sousa , R. ., Letícia Vale Aragão, M. ., de Sousa Bastos, R. ., de Alencar Fonseca Santos, J. ., Giovanna de Alencar Fonseca Cipriano, C. ., Cesario Oliveira, D. ., & Erivelton de Souza Maciel Ferreira, J. . (2023). ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA CONSUMIDA EM CRECHES NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 12. https://doi.org/10.51249/easn12.2023.1132

Resumo

A água é um solvente natural essencial para não só para a vida humana, mais também para grande parte dos seres vivos que nela habita, sabendo disso a qualidade da água é fundamental para evitar uma série de doenças e contaminações, uma vez que a água é um veículo de transmissão de uma série de doenças se não for tratada de forma correta, sendo extremamente prejudicial principalmente para crianças que possam ter contato com essa água contaminada, diariamente através dos bebedouros, filtros e nas refeições que são preparadas com essa água. O presente trabalho objetivou analisar se os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água consumida em creches no Brasil estão dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos pela portaria da consolidação nº 5 de 2017. A pesquisa foi realizada por meio de buscas ativas em bancos de dados: Portal BVS, CNBI, SCIELO e PubMed, mas também foram utilizados descritores em português água, análise e creches no Brasil e em inglês water, analyze, day care centers in Brazil. Foram encontrados 11.700 artigos que abordavam a temática, mais apenas 20 foram selecionadas e somente 4 artigos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Através dos artigos analisados pode-se perceber que as análises das águas resultam em sua grande parte contaminadas não atendendo aos parâmetros exigidos pela portaria, isso infelizmente é preocupante pois medidas simples, podem mudar essa realidade, através da fiscalização dessas águas, rotina de limpeza dos reservatórios e bebedouros e informação adequada as pessoas que fazem a assepsia desses recipientes que mantem a água, sendo que a exposição dessas crianças a água contaminada faz com que elas obtenham diversos problemas de saúde e isso também infere de forma direta no aprendizado e rendimento escolar delas, então faz- se necessário que medidas sejam adotadas para que essas crianças tenham uma boa base educacional e posteriormente mais qualidade de vida.

https://doi.org/10.51249/easn12.2023.1132
ANÁLISE DOS PARÂMETROS

Referências

BRASIL. Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Set. 2017. 444 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html. Acesso em: 05/11/2020.

BRITO. M.A. Criação de microscópio utilizando materiais alternativos como metodologia para trabalhar o ensino de doenças veiculadas pela água nas séries finais do ensino médio. São Bernardo (MA): Universidade federal do Maranhão, 2017.Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/1330. Acesso em: 07/09/2020.

CASTANIA, J. Qualidade da água utilizada para consumo em escolas públicas municipais de ensino infantil de Ribeirão Preto- SP. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-14092009-163659/pt-br.php. Acesso em: 15/10/2020.

CHAGAS, T. W.; G.; SALATI E.; TAUK-TORNISIELO S. M. Sistemas construídos de áreas alagadas: Revisão da legislação e dos padrões de qualidade da água. Revista Holos Environmental, São Paulo, v.12, n.1, março 2012. 87-98 p. disponível em: https://www.cea-unesp.org.br/holos/article/view/3066/4461. Acesso em: 10/10/2020.

COSTA, R. B; Avaliação da qualidade microbiológica da água de creches públicas do município de Várzea Grande – MT. Cuiabá (MT): Instituto de Biociências, 2016. Disponível em: https://bdm.ufmt.br/handle/1/407. Acesso em: 10/11/2020.

HENNING, E; WALTER, O.M.C. F; SOUZA, N. S; SALMOHYL, R.W. Um estudo para a aplicação de gráficos de controle estatístico de processo em indicadores de qualidade da água potável. Joinville (SC): Sistemas & Gestão, 2014. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~taconeli/CE21917/Grupo1.pdf. Acesso em: 22/09/2020.

MEIRE, I.A.; SILVA, T.C. Pesquisa de coliformes na água de consumo das creches da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas. BA. Teixeira de Freitas (BA): Universidade do estado da Bahia, 2018. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/08/909983/site-278-279-92-96.pdf. Acesso em: 18/10/2020.

NASCIMENTO, D.C; SILVA, R.C. R; PAVANELJI, M.F. Pesquisa de coliformes em água consumida em bebedouros das escolas estaduais de Campo Mourão, Paraná. Campo Mourão (PR): SaBios, Revista de Saúde e Biologia, 2013. Disponível em: http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios2/article/view/1417/479. Acesso em: 21/10/2020.

OLIVEIRA, A.S. S. Controle físico químico e microbiológico da água de três creches da cidade de Itacoatiara-AM. Itacoatiara (AM): Instituto de ciências exatas e tecnologias, 2019. Instituto de ciências exatas e tecnologias, 2019. Disponível em: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5672. Acesso em: 15/11/2020.

OLIVEIRA, E.J.A.; MOLICA, R.J.R. A poluição das águas e as cianobactérias. Recife (PE): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pernambucano, 2017. Disponível em: https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/195. Acesso em: 03/09/2020.

RODRIGUES, R; HIRANO, M.M; LARENTES, T.S. Verificação do parasitismo em centros de educação infantil de Paranavaí (PR); envolvendo ações sanitárias primárias desenvolvidas nessa comunidade. Paranavaí (PR): Revista saúde & Pesquisa. 2014. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3653/2481. Acesso em: 09/09/2020.

SCURACCHIO, P.A. Qualidade da água utilizada para consumo em escolas no município de São Carlos-SP. São Carlos (SP): Faculdade de ciências farmacêuticas, 2010. Disponível em: https://www2.fcfar.unesp.br/Home/Pos-graduacao/AlimentoseNutricao/PaolaAndressaScuracchioME.pdf. Acesso em 16/11/2020.

SOUZA, C.A.B; OLIVEIRA, E.L; AVELINO, M.B; RODRIGUES, R.C.D; RODRIGUES, M.P; FERREIRA, M.A.F; MEDEIROS, W.R. Qualidade a água consumida em unidades de ensino de educação infantil no município de Mossoró – RN. Mossoró (RN): Revista Ciência plural, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7615. Acesso em: 10/11/2020.

SOUSA, N.C.F.; GAZOLA, H.Q.G.B.; ALVES, E.R.S.; SILVA, O.B. Análise físico-química e bacteriológica de coliformes totais e termotolerantes da água de consumo distribuída aos alunos de 3 creches privadas do setor leste da cidade de porto velho- Rondônia. Porto velho (RO): Revista sabre científico, 2016. Disponível em: http://revista.saolucas.edu.br/index.php/resc/article/view/554/pdf. Acesso em:10/10/2020.

VASCONCELOS, I; MUNHOZ, F.G.M.M; MALDENER, G; CAMPOS, S.G.A; CARVALHO, C.W; CASARTELLI, M.R.O. Caracterização físico-química da qualidade da água de consumo em uma comunidade da região do Pampa. Rio grande do Sul (RS): Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão, SIEPE. 2018. Disponível em:http://200.132.146.161/index.php/siepe/article/view/41460/26268. Acesso em: 03/10/2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...