EAE
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Palavras-chave

EJA, jogos, esporte

Como Citar

Washington de Oliveira Júnior, A. ., & dos Santos Bezerra, L. . (2023). EAE: UMA FORMA DIFERENTE DE INCLUSÃO UTILIZANDO PRÁTICAS DE JOGOS E ESPORTES ADAPTADOS A ESCOLARES. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 17. https://doi.org/10.51249/easn17.2023.1534

Resumo

Este artigo, tem como objetivo orientar e direcionar os profissionais de educação física, sobre a metodologia EAE, com o fim de otimizar as capacidades psicomotoras dos escolares. Esta traz a possibilidade de ampliar as capacidades motoras, através de vivências adaptáveis e possíveis a serem realizadas pelos alunos em específico, mas se deve considerar que pode ser praticado por todos que queiram jogos e esportes, em formato e estilos com regras simples e instrumentação acessível e barata. O tipo de pesquisa utilizada neste artigo, foi a qualitativa com fim de pesquisa aplicada, tendo como objetivo adquirir novos conhecimentos para o desenvolvimento ou aprimoramento de equipamentos, objetos, processos e sistemas. Este estudo traz apenas dois esportes com mais informações sobre as regras, já os outros apenas o objetivo. Vale ressaltar, que a base da criação do EAE, foi construída, tendo como forte influência nos seus resultados e observações de estudo, o esporte de contado brasileiro, que é o Hotball Sport, este também teve grande influência na formulação dos esportes coletivos adaptados as condições dos adolescentes em privação de liberdade – ECACP, que aconteceu no município de Parnamirim/RN, na Unidade Socioeducativa Casé Pitimbu/RN. Em vista disso, entendesse que as adaptações realizadas e criações de novos esportes e métodos, são uma necessidade que pode ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes, atípicas e neurotípicas ou simplesmente com défictes motores e intelectual. Os profissionais devem entender as necessidades que os circundam, avançar em direção ao novo momento histórico que passamos e aos novos desafios que nos aguardam.

https://doi.org/10.51249/easn17.2023.1534
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Referências

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