Resumo
A segurança do paciente é uma prioridade mundial. A segurança do paciente está diretamente relacionada ao comprometimento dos gestores nos processos de trabalho dos funcionários, ou seja, um local onde os trabalhadores são submetidos a grande exaustão e jornadas longas pode levar a erros em todas as etapas das seis metas de segurança do paciente. A alta demanda assistencial; a falta de dimensionamento adequado de pessoal; os espaços insuficientes no ambiente de trabalho levam a uma perda da qualidade assistencial e consequente perigo para a segurança do paciente.
Referências
BASTOS, W.D.G et al. Preparo e administração de medicamentos de alta vigilância na perspectiva da segurança do paciente. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Brasília-DF., 2016. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2017-09/2016- anvisa---caderno-6---implantacao-nucleo-de-seguranca.pdf.
BRASIL. Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria 529, de 1 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). 2013.
FIGUEIREDO, M. L.; D’INNOCENZO, M. Eventos adversos relacionados às práticas assistenciais: uma revisão integrativa. 2017. Revista Enfermaria Global. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://scielo.isciii.es/pdf.
FREITAS, K.P. de et al. Construção e validação de vídeo sobre segurança na administração de medicamentos no serviço de emergência. Revista Eletrônica Acervo Saúde. Vol. 23(4), p. 1-12, 2023.
HC-UFMG. Metas Internacionais de Segurança do Paciente. 2021.
JCI. Joint Commission International. Joint Commission International Accreditation Standards for Hospitals. 5. ed., 2013.
LIMA, E.L. et al. Ocorrência de erros no preparo e na administração de medicamentos em unidade de pronto atendimento. Rev. Eletr. Enferm, 2022.
MOURA, R. S.; SARAIVA, F. J. C.; SANTOS, R. M.; SANTOS, R. F. M.; ROCHA, K. R. S. L.; VIRGEM, M. R. C. Eventos adversos ocasionados pela assistência de enfermagem: noticiados pela mídia. 2018. Revista de Enfermagem UFPE. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231266