Resumo
Introdução: A Educação Popular é uma oportunidade de refletir no Sistema Único de Saúde (SUS), abre espaços para o diálogo e a mediação para construção de saberes, unindo a comunidade e os profissionais de saúde. Na atenção primária, é importante que seja realizada em articulação com a população atendida, como método para conhecimento do território e de suas necessidades a serem posteriormente atendidas pelos profissionais de saúde. Objetivo: analisar as ações de educação popular e o a sua importância no cuidado na atenção primária. Metodologia: Estudo reflexivo, partindo da necessidade de dialogar sobre o tema de educação popular no contexto na atenção primária. Foram usados livros e artigos referentes ao tema, os materiais selecionados para leitura, encontravam-se disponíveis eletronicamente, e não foram organizados em um período especifico, pois havia materiais que seriam considerados antigos, mas que tratavam de pontos relevantes para o desenvolvimento deste estudo, tornando-o mais abrangente. Resultados: Com base nas leituras, a educação popular em saúde na atenção primária, proporciona uma maior relação sobre o serviço de saúde, no qual os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), fazem o elo com a comunidade, mediando as ações técnicas e científicas para a construção de práticas populares em saúde. A colaboração na educação popular é multiprofissional, e ajuda a reconstruir hábitos em saúde e prevenir doenças de grande impacto para a população. A educação popular em saúde, também é cercada por lutas e movimentos sociais, que integralizam os conhecimentos, saberes e experiências da vida das pessoas, interligando os aspectos culturais, espirituais, e de aprendizagem, junto à comunidade. Considerações Finais: Sendo assim, é importante a continuidade de educação popular em saúde, para incentivar novas práticas e métodos no processo de cuidar, ensinar e aprender de forma multiprofissional com a comunidade.