PROJETO DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA (POP):
PROJETO DE OBSERVAÇÃO (English)

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa. Metodologia Ativa. Projetos Educacionais.

Como Citar

Velozo da Silva, G., de Souza, O. ., Antonio Batista, P. ., & de Oliveira Ramos, T. . (2021). PROJETO DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA (POP): : METODOLOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 1. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/314

Resumo

A Metodologia de Projetos se baseia em abordagens reais, está em consonância com os requisitos do mundo contemporâneo, com base na relevância atual do trabalho coletivo, segue uma sequência lógica a partir da definição de um objetivo bem definido, e é desenvolvido com base em parâmetros bem definidos e claros. Utilizar esse tipo de metodologia nas salas de aulas é uma forma de aproximar os alunos com a realidade que os cerca, e desta forma eles assumem o protagonismo de seu aprendizado, tomando decisões que os ajudam a compreender seu papel no mundo e como contribuir para a comunidade local. Esse presente trabalho teve o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica e analisar como o emprego de metodologias de projetos na EPT pode beneficiar os alunos envolvidos e quais seus pontos fortes e suas fragilidades. Os resultados evidenciam que é possível aplicar a interdisciplinaridade utilizando projetos na EPT e que isso traz benefícios sustentáveis para a sociedade.

PROJETO DE OBSERVAÇÃO (English)

Referências

Afonso, P. C. S. et al. (2020). Estratégias Ativas no Contexto da Educação Pro ssional e Tecnológica–Ept. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 19(1).

Amaral, R. B. (2012). A promulgação do decreto 5940/2006: implantação da coleta seletiva e responsabilidade social no Aeroporto Internacional Tancredo Neves-MG.

Amaro, R.; Silva, W. B. (2017). Avaliação por pares e metodologias ativas na formação de professores. Relato de Experiência Inovadora- EI. Universidade de Brasília.

Andrade, L. G. D. S. B. et al. (2020). Geração das metodologias ativas de aprendizagem: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(18), 8575.

Araujo, U. F. (2011). A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. Revista Educação Temática Digital. Campinas, v. 12, p.31-48.

Barbosa, E.F; Moura, D.C. (2013). Metodologias ativas de aprendizagemna Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Senac. Rio de Janeiro, v.39, n.2, p. 48-67.

Brasil. Decreto Nº 5.940, de 25 de Outubro de 2006. (2006). Dispõe sobre a separação dos resíduos sólidos descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.

Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010. (2010). Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.

CONIF/IFMT. Extensão Tecnológica – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuibá (MT): CONIFF/IFMT, 2013. Brasília, DF, 2012. Capítulo II. Arranjos Produtivos Sociais e Culturais: Políticas de Extensão para o Desenvolvimento Local e Regional.

Cunha, E. L. R. D. (2020). Aplicação de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: análise de uma intervenção pedagógica baseada na aplicação de aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos em componente curricular interdisciplinar.

Eid, F.; Oliveira, R. E. (2011). A relação entre UFPA e CONCAVES no cumprimento ao Decreto Federal Nº 5.940/2006: contribuição ao debate. Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social-ISSN 2594-7060, 8(1).

Ferreira, G. G. (2018). Conhecer as Bases Conceituais da EPT: uma proposta de inclusão da temática na formação continuada de professores da educação profissional. In v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP.

Furtado, T. T.; Oliveira, P. H.; Figueiredo, A. B. (2014). Implantação da coleta seletiva solidária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de especialização em projetos sustentáveis, mudanças climáticas e gestão corporativa de carbono do Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias.Universidade Federal do Paraná.

Inocente, L.; Tommasini, A.; Castaman, A. S. (2018). Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 7(1).

Loureiro, C. F. B. (2008). Proposta pedagógica, Educação Ambiental no Brasil. Salto para o futuro, Educação Ambiental no Brasil. Ano XVIII boletim 01 – Março de 2008.

Migliore, M. I. R.; Silva, J. P. M.; Santos, L. M. A. (2019). Proposta de implantação e capacitação de plano de ensino para Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1).

Moraes, D. G. S. V. M. Políticas públicas municipais, trabalho e empreendimentos solidários na coleta seletiva: o caso da cooperativa Acácia em Araraquara (SP), Dissertação (mestrado) São Carlos, UFSCar, 2011.

Moraes, G. H.; Albuquerque, A. E. M. (2019). As Estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica-Silêncios Entre os Números da Formação de Trabalhadores. Textos para discussão, (45), 54-54.

Moura, D. H. (2012). A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência tecnologia e cultura. Revista Labor. Fortaleza, nº 7, v. 1, p. 1-19.

Placido, R. L.; Schons, M.; Souza, M. J. C. (2018). Utilização das estratégias de ensino-aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Revista Dynamis, 23(1), 40-57.

Ramos, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: Frigotto, G.; Ciavatta, M.; Ramos, M. (orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 107-128.

Revista De Extensão IFSULDEMINAS. (2016). Projetos, capacitações e eventos do Instituto Federal do Sul de Minas. v.3, n.1, (jul./jun.) - Pouso Alegre: IFSULDEMINAS.

Ricardo, E. C. (2005). Competências, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. 2005. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Serrão, Y. G. D. S. (2019). Educação inovadora: uma possibilidade na EPT.

Silva, M. C.; Ramos, I. D. J. (2020). A produção científica sobre a Educação Profissional e Tecnológica.

Vargas, R. V. (2009). Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK Guide. 4ªed. Rio de Janeiro: Brasport.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...