DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO EM MENINAS
DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO

Palavras-chave

Autismo, gênero e diagnóstico.

Como Citar

Malagoni, G. ., & Clara Luz, A. . (2021). DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO EM MENINAS. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 1. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/362

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio associado ao neurodesenvolvimento e às habilidades sociais e comportamentais. Com o desenvolvimento dos critérios diagnósticos e o aumento da divulgação de informações sobre o autismo, observou-se um crescimento do número de diagnósticos. No entanto, a identificação desse transtorno, que acontece geralmente entre os 12 e 24 meses de vida, ainda é um processo complexo, visto que os critérios são muito amplos e as características dos pacientes, muito variadas. No presente trabalho, revisaremos as dificuldades associadas ao diagnóstico de autismo e o fato de serem ainda maiores em meninas, discutindo essa diferença quanto ao gênero. Como metodologia para este resumo expandido, realizamos um levantamento de artigos de autores diversos que versavam sobre esta temática, fazendo uma análise a partir da literatura reunida na pesquisa. Os resultados encontrados sugerem que meninas têm menor probabilidade de atender a critérios diagnósticos para TEA, assim como isso pode refletir futuramente na qualidade de vida. Além disso, observamos uma lacuna na produção científica referente a esse tema no Brasil, visto que a maior parte da literatura encontrada foi estrangeira.

DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO

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