Análise do desenvolvimento físico dos estudantes Brasileiros de 8 a 10 anos de idade da cidade Tupanciretã
Ebook - Análise do desenvolvimento

Palavras-chave

Desenvolvimento físico. Avaliação. Estudantes.

Como Citar

Aparecida Cavalheiro Gonçalves, M. ., & Kalinine , I. (2023). Análise do desenvolvimento físico dos estudantes Brasileiros de 8 a 10 anos de idade da cidade Tupanciretã. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 28. https://doi.org/10.51249/easn28.2023.171

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar o desenvolvimento físico de estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. O grupo de estudo foi composto por todas as crianças de idade de 8 a 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Município de Tupanciretã,RS, Brasil. Totalizando 90 estudantes, 42 de sexo masculino e 48 de sexo feminino. Para verificar o desenvolvimento físico das crianças foram utilizados os seguintes testes físicos padronizadas: salto em extensão sem corrida, arremesso de bola de 150g, abdominal modificado, barra fixa alta para sexo masculino e barra fixa baixa para sexo feminino, corrida de 30 metros e corrida/caminhada de 1000m. Para avaliação do desenvolvimento físico dos alunos foi utilizada a metodologia proposta por Kalinine. Foram coletadas também as medidas antropométricas: peso, altura e IMC. Os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento físico dos estudantes pesquisados, segundo os critérios de avaliação propostos, no geral encontra-se insuficiente. Somente nos testes de Corrida de 30 metros e Salto em extensão sem corrida, os estudantes de ambos os sexos mostraram, em média, o resultado “Bom”. Nos testos de Barra Fixa, Lançamento da Bola de 150g para ambos os sexos e Abdominal Modificado para sexo masculino foi mostrado o desempenho péssimo. Achamos que isso acontece porque não há metas para os professores de educação física seguirem, metas que exijam desenvolvimento dessas capacidades físicas dos alunos, para que haja um fortalecimento da saúde destes, através do seu desenvolvimento físico.

https://doi.org/10.51249/easn28.2023.171
Ebook - Análise do desenvolvimento

Referências

ALMEIDA,L,F,O.Níveis de atividade e aptidão física relacionada à saúde em colegiais de 10 a 17 anos do município de Capela/SE. Disponível em: http://www.soartigos.com/artigo/10368/niveis-de-atividade-e-aptidao-fisica-relacionados-a- saude-em/ Acesso em 27/07/2011.

ALVES, J, V; SCHWINDEN, R, M; DETÂNICO, R, C; et al. Padrão motor do salto horizontal de crianças de 7 a 12 anos, considerando sexo, nível de atividade física e estado nutricional. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 21, n. 1, p. 25-35, 1. trim. 2010. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/6971/5704 Acesso em:03/07/2011.

ALVES,C;VILLAS.R;LIMA,B. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Revista Paul Pediatria, 26(4): 385-91,2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpp/v26n4/a13v26n4.pdf Acesso em: 05/07/2011.

BORGES,A.F.; BORIN,J.P.; MARCO,A. Avaliação de indicadores antropométricos e neuromusculares de jovens escolares do ensino fundamental do interior paulista. Motriz, Rio Claro, v.16 n.2 p.326-337, abr./jun. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/1980- 6574.2010v16n2p326/2953 Acesso em:02/07/2011.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

GAYA,A; CARDOSO,M; SIQUEIRA,O. TORRES,L; Crescimento e Desenvolvimento motor em escolares e 7 a 15 anos provenientes de famílias de baixa renda. Revista movimento- Ano IV- Nº 6- 1997/1. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/13342/7615 Acesso em: 22/10/2011.

ISAYANA,H,F; GALLARDO,J,S,P. Desenvolvimento motor: Análise dos estudos Brasileiros sobre habilidades motoras fundamentais. Revista de Educação Física/UEM 9(1): 75-82, 1998. Disponível em: http://www.bib.unesc.net/arquivos/35000/36600/11_36692.htm Acesso em: 02/07/2011.

KALININE I. Centro de Educação Física e Desportos – UFSM. Avaliação da educação física escolar. Santa Maria, 2010. Não paginado, mimeografado.

Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf >. Acessado em 25/5/2011.

NAHAS,V,M; BARROS, M,V,G; OLIVEIRA, E, S, A; et al; Lazer ativo: um programa de promoção de estilos de vida ativos e saudáveis para o trabalhador da indústria. Re v i s t a B r a s i l e i r a d e A t i v i d a d e F í s i c a & S a ú d e, UFSC, v.15 n. 4, jun.2010. Disponível em: http://www.sbafs.org.br/_artigos/421.pdf Acesso em: 30/06/20011.

WEINECK J. Treinamento ideal. São Paulo: Manole, 9ª ed. 2001.

World Health Organization. Global strategy on diet, physical activity and health. Fifty- seventh World Health Assembly; Geneva: WHO; 2004.

http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA57/A57_R17-en.pdf. Acessado em 14/4/2011.

World Health Organization. Regional Office for Europe. A European framework to promote physical activity for health. WHO Regional Office for Europe, 2007. <http://www.euro.who.int/document/e90191R.pdf >. Acessado em 25/3/2011.

World Health Organization. Global strategy on diet, physical activity and health. Fifty- seventh World Health Assembly; Geneva: WHO; 2004. <http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA57/A57_R17-en.pdf.> Acessado em 28/3/2011.

ПРОГРАММЫ СРЕДНЕЙ ОБЩЕОБРАЗОВАТЕЛЬНОЙ ШКОЛЫ. Физическое воспитание. Mинистерство Народного Образования РСФСР. [PROGRAMAS DA ESCOLA FUNDAMENTAL. Primeiro e segundo ciclos. Cultura Física. Ministério de Educação da Federação Russa]. Москва: Просвешение, 1988. Russo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...