Resumo
A Atenção Primária à Saúde (APS) desafia-se na abordagem da saúde masculina devido a estereótipos arraigados de gênero, falta de conscientização sobre prevenção de doenças crônicas e resistência em buscar ajuda para questões mentais. A disparidade na procura por serviços de saúde entre homens e mulheres ressalta a necessidade de uma revisão crítica dessa lacuna na prestação de cuidados. Estratégias educativas, campanhas de conscientização e a integração de serviços de saúde mental na APS emergem como soluções cruciais para enfrentar esses desafios e garantir a prestação de cuidados eficazes e inclusivos.
Referências
ARAGÃO, Francisca Bruna Arruda et al. Atividade física na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis em homens. Medicina (Ribeirão Preto), v. 53, n. 2, p. 163-169, 2020.
BALBINO, Carlos Marcelo et al. Os motivos que impedem a adesão masculina aos programas de atenção a saúde do homem. 2020.
CARVALHO, Rute de Jesus Pombinho. Promoção para uma efetiva adesão à terapêutica na pessoa com doença mental. 2022. Tese de Doutorado.
DA SILVA, Simone Pereira et al. Obstáculos de acesso do homem à atenção primária à saúde: uma revisão integrativa Obstacles to man's access to primary health care: an integrative. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 15188-15199, 2021.
DE JESUS LIMA, Antonio Moacir et al. Contribuição da estruturação da Atenção Primária à Saúde segundo seus atributos essenciais para a qualidade da Assistência em Saúde Mental: um estudo a partir do PMAQ-AB. 2021.
DE SOUSA, Adriana Rodrigues et al. Acesso à saúde no Brasil: percursos da universalização. Editora BAGAI, 2023.
DEMETERI, Matheus Alves et al. A masculinidade e o autocuidado dos homens usuários do SUS no contexto da atenção primária à saúde–uma revisão integrativa. 2022.
DIAS, Patrícia da Silva. Educação, autocuidado e saúde: temáticas para um ensino de ciências que promova consequências positivas na educação básica. 2023.
FIRMINO, Marcelo; MOURA, Gerusa Gonçalves. A SAÚDE DO HOMEM E SUA PERCEPÇÃO SOBRE O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: A UBSF E O ATENDIMENTO AO PÚBLICO MASCULINO NO BAIRRO MORADA NOVA,
UBERLÂNDIA/MG. Hygeia: Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 16, p. 105, 2020.
FREIRES, Kevin Cristian Paulino et al. Políticas de saúde: a descolonialidade e o letramento de gênero como recursos de educação permanente. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 10, p. 21365-21388, 2023.
MARTINS, Elizabeth Rose Costa et al. Vulnerabilidade de homens jovens e suas necessidades de saúde. Escola Anna Nery, v. 24, 2020.
OLIVALVES, Luis Fernando. Masculinidade hegemônica, afeminofobia e sofrimento psíquico à partir da experiência de homens gays. 2023.
PIRES, Janete de Santana. Saúde do homem na atenção básica com enfoque na prevenção do câncer de próstata. 2023.
ROCHA, Rafaela et al. Saúde mental e masculinidades: experiências de sofrimento psíquico e autocuidado narradas por homens. 2023.
SANTOS, Geovanna Cavalcanti dos; RIERA, Ana Lucía Cruz. Tentativas de suicídio feminino: expressão da questão social agravada no contexto pandêmico da covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso.