CONCEITOS SOBRE ALTA COMPLEXIDADE E SAÚDE
CONCEITOS

Palavras-chave

Saúde; Alta complexidade; Cuidado.

Como Citar

em anexo, L. dos autoes. (2024). CONCEITOS SOBRE ALTA COMPLEXIDADE E SAÚDE. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 42. https://doi.org/10.51249/easn01.2024.1989

Resumo

A alta complexidade no Sistema Único de Saúde- SUS refere-se a procedimentos de alto custo e alta tecnologia destinados a oferecer à população acesso a serviços de saúde especializados. Sendo organizado por meio de portarias, as quais definem e regulamentam os critérios necessários para credenciar hospitais ou serviços a oferecerem esse tipo de assistência. É essencial que esses serviços sejam acessíveis a todos, independentemente de onde vivam ou de sua situação financeira. Sendo um dos principais desafios garantir que todos os cidadãos tenham esse acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, se faz necessário muita discussão que permeie não apenas os círculos acadêmicos e profissionais da saúde, mas também alcance outras áreas do conhecimento, e sensibilize o estado para garantir políticas públicas que melhorem a qualidade e oferta da assistência de alta complexidade. Logo, os estados e municípios necessitam investir no estudo e na reflexão sobre essa temática, sendo fundamental para avançarmos na construção de sistemas de saúde mais justos, eficientes e humanizado.

https://doi.org/10.51249/easn01.2024.1989
CONCEITOS

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z : garantindo saúde nos municípios / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. – 3. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009. 480 p. : il. color. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde)

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no sus/Conselho Nacional de Secretários de Saúde-Brasília: CONASS,2011.223p. Coleção p Entender a Gestão do SUS 2011, 4, 20. Ed.

NUNES, P.C. et al. Manutenção dos serviços de média e alta complexidade em contexto de alta transição de usuários: um estudo ecológico de séries temporais no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, p. e16542022, 2024.

OLIVEIRA, V.R.; MENDES, A.N. Renúncia fiscal e subfinanciamento do SUS: uma revisão da literatura. J Manag Prim Health Care. 23º de outubro de 2023. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/1343

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...