INTERVENÇÕES EM SAÚDE INTERDISCIPLINAR PARA PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS
INTERVENÇÕES EM SAÚDE

Palavras-chave

Educação; Doenças Crônicas; Cuidado.

Como Citar

em anexo, L. de autores. (2024). INTERVENÇÕES EM SAÚDE INTERDISCIPLINAR PARA PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS . Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 43. https://doi.org/10.51249/easn01.2024.1995

Resumo

As doenças crônicas são condições de saúde de longa duração que muitas vezes não têm cura completa, mas podem ser controladas e gerenciadas. Este grupo representa um desafio significativo para os sistemas de saúde, sendo responsável por uma parcela substancial das taxas de morbidade e mortalidade. Diante da complexidade inerente a condições como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, a busca por estratégias terapêuticas mais eficazes torna-se necessária, visto que, a abordagem convencional, centrada principalmente na intervenção médica isolada, tem mostrado limitações na gestão abrangente e sustentável dessas patologias. Conclui-se que os cuidados de pessoas com doenças crônicas podem envolver uma série de desafios e problemas que precisam ser abordados para garantir uma gestão eficaz da condição de saúde do paciente. Alguns dos principais problemas incluem: adesão ao tratamento, acesso aos serviços de saúde, falta de educação em saúde, falta de integração e comunicação na coordenação dos cuidados, isolamento social, custos do tratamento.

https://doi.org/10.51249/easn01.2024.1995
INTERVENÇÕES EM SAÚDE

Referências

BELLINI, E.C.O. (In)eficiência e qualidade na prestação dos serviços de atenção primária dos municípios do sudeste brasileiro nos modelos d administração direta e organizações sociais de saúde. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

MENDES, C. M. M. Estudo farmacoepidemiológico de uso e prescrição de benzodiazepínicos em Teresina. 2015. 151 f. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

MENEZES, L.A. Cuidado hospitalar de crianças com condições crônicas complexas de saúde no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. 133f. Dissertação, (mestrado)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.

ROCHA, N.R. Itinerário terapêutico para acesso a medicamentos de portadores de Diabetes Mellitus atendidos pela Teias Escola Manguinhos. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.

SANTOS, M.E.J. Assistência às mulheres soropositivas (HIV/AIDS) na Atenção Básica no município de Itabaiana (SE). 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...