EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, DO ASSISTENCIALISMO À RESPONSABILIDADE SOCIAL
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave

extensão universitária, assistencialismo, responsabilidade

Como Citar

Torres Vale, C. ., Batista de Araujo, E. ., Pryscilla Fernandes dos Santos , K. ., & Aparecida Fernandes Silva Araújo, M. . (2024). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, DO ASSISTENCIALISMO À RESPONSABILIDADE SOCIAL. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 44. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/2000

Resumo

A Extensão Universitária, que em 18 de dezembro de 2018 se torna obrigatória, sendo necessária e parte da matriz curricular de todos os cursos, é um processo educativo, cultural e científico que possibilita uma relação entre universidade e sociedade. Objetiva-se neste texto, através de revisão bibliográfica, mostrar o processo de mudança entre a extensão de caráter assistencialista até o presente momento com a resolução Nº7 de 18 de dezembro de 2018. A bibliografia aponta que foi necessário um longo processo histórico para que o conceito de extensão universitária pudesse ser formulado, porém muito ainda precisa ser feito para que as ações extensionistas cumpram seu papel para com a sociedade. Diante disso conclui-se que a luta pela transformação social e a democratização do conhecimento científico ainda está longe de ter um fim, e cabe a cada sujeito assumir um papel ativo nessa busca por um mundo mais justo e democrático para todos.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Referências

ANTUNES, A. B.; GADOTTI, M.; PADILHA, P. R. Reinventar a universidade a partir da extensão universitária. In: GADOTTI, M.; CARNOY, M. (orgs.). Reinventando Paulo Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire. Instituto Paulo Freire, Lemann Center, Stanford Graduatte School of Education, 2018.

BUFFA, E.; CANALES, P. R. Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade. EccoS, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 157-169, jan./jun. 2007.

FILHO, Flavi Ferreira Lisbôa. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Gestão, Comunicação e Desenvolvimento Regional. Santa Maria, Rs: Facos-Ufsm, 2022.

FORPROEX. POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Manaus, 2012. (verificar referência)

SCHLESENER, Anita Helena. Linguagem acadêmica e educação: um campo de disputas e de consolidação da hegemonia. Educar em Revista, [S.L.], v. 37, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/qrRkrDdHgZdPJvpjTFrjgLt/#. Acesso em: 11 nov. 2023.

VILLAR, Ana Eugênia de Vasconcelos. Extensão Universitária: concepções e ações na UFRN, sob a temática direitos humanos e justiça no período de 2008 a 2010. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...