PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO
PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Palavras-chave

Úlceras por Pressão, Integralidade em Saúde e Tratamento.

Como Citar

Costa Duarte, T. ., Eduarda Almeida de Souza, C. ., Araújo Henrique, G. ., Ferreira de Miranda, I. ., de Carvalho Alves, W. ., de Mello Rocha, L. ., Luíza de Lima Gonçalves, A. ., da Costa Araújo, P. ., Felipe da Costa Macena, L. ., Mayara Gabriel da Silva, . F. ., Denilson Aurélio Soares, C. ., & Mikaela Moreira de Oliveira, . I. . (2022). PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 4, 112–123. https://doi.org/10.51249/easn04.2022.781

Resumo

Pressão. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem descritiva e exploratória, realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Online Library (SCIELO), tendo 7 estudos selecionados para análise dos resultados. Resultados e Discussões: As Úlceras por Pressão, ainda são consideradas um desafio enfrentado pelos profissionais de saúde, no que se refere a assistência e o cuidado. O surgimento de lesões em qualquer região do corpo do paciente causam dor, deformidades e desconforto. Os tratamentos para tal patologia, são prolongados e necessitam de cuidados específicos, para uma cicatrização bem sucedida. Para tanto, uma das técnicas de tratamentos se destaca a realização do desbridamento, que deve ser feito quando indicado para a remoção de material necrótico. Também foi constatado que a utilização da eletroestimulação, atua na aceleração do processo cicatricial, reduz a área comprometida, a largura e o volume, promove efeito anti-infeccioso e anti-inflamatório, melhora o processo de dor e de desconfortos. De forma sucinta, a eletroestimulação proporciona melhor qualidade de vida ao paciente. Conclusão: Dessa forma, este estudo foi realizado pelo fato de ainda existirem diversas dificuldades e lacunas acerca do conhecimento sobre as alternativas de tratamento de Úlceras por Pressão. O objetivo do presente estudo foi alcançado, permitindo evidenciar que as medidas de tratamento alternativos existem, embora devem ser realizadas de acordo com as necessidades de cada paciente.

https://doi.org/10.51249/easn04.2022.781
PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Referências

BULLOS, Bruno Silva et al. Feridas complexas e seus tratamentos alternativos: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Médico, v. 5, p. e10010-e10010, 2022.

DOS SANTOS ORSSATTO, Cleidenice et al. TERAPIA A LASER NO TRATAMENTO DE ÚLCERA DE PRESSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, v. 8, n. 16, 2021.

DA COSTA JÚNIOR, Arcélio Custódio et al. APLICABILIDADE DA REALIDADE VIRTUAL COMO ALTERNATIVA FISIOTERAPÊUTICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: Revisão Sistemática.

FELISBERTO, Marcela Pezzin; TAKASHI, Magali Hiromi. Atuação do enfermeiro na prevenção e cuidado ao paciente com úlcera por pressão na unidade de terapia intensiva. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 11, n. 1, p. 42-47, 2022.

GUERRA, Maria Júlia Campos et al. Abordagem e tratamento de úlcera de pressão infectada em idosa sob cuidado domiciliar: da atenção primária à especializada. Revista de Saúde, v. 12, n. 1, p. 30-34, 2021.

GIROTTO, Paula Regina; DE SÁ, Evandro Claudino; DE SOUSA, Adriana Gomes. Uso da fotobiomodulação para cicatrização de lesão por pressão em paciente em cuidados paliativos exclusivos: relato de caso. Health Residencies Journal-HRJ, v. 3, n. 15, p. 37-49, 2022.

MORETTI, Mariana Jacira; GIMENES, Danielle Carla Rodrigues; JITUKAVA, Bianca Sayuri Da Silva. USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 10, n. 10, 2019.

MACEDO, Suellen Pereira Rodrigues et al. Efeitos da fotobiomodulação no tratamento de úlceras por pressão: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e32810212597-e32810212597, 2021.

MACHADO, Aline Fernanda Perez et al. O Manejo Clínico dos problemas mais comuns enfrentados por mulheres com deficiência e mobilidade reduzida. Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NUNES, Roberta Salles Orosco et al. Uso do laser de baixa potência e ozônio no tratamento de lesão por pressão pós Covid: um relato de caso. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 5, p. 32920-32933, 2022.

RIBEIRO, Aline Muniz; HEBERLE, Sandra Magali. Atuação do fisioterapeuta no tratamento de úlceras por pressão. ANAIS DA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA-ISSN 2317-5915, n. 15, 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...