O MERCADO DA SAÚDE
O MERCADO DA SAÚDE

Palavras-chave

biocapital, formação biomédica, sociedade de consumo, capitalismo, saúde

Como Citar

Batista de Paular, S. ., Rodrigues das Neves , S. ., Lamas Lima, C. ., Samuel Santana Dorea, J., & Lins dos Santos, F. . (2022). O MERCADO DA SAÚDE: O IMPACTO DA MEDICAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 5. https://doi.org/10.51249/easn05.2022.835

Resumo

quando falamos sobre o mercado da saúde, assumimos um desafio de pensar a relação entre o capital e a saúde das pessoas. Essa relação por vezes é conflituosa, mas nos apresenta diversos cenários e desafios que permitem investigarmos como a dinâmica social se relaciona e define atores na sociedade. Pensando nisso, temos como objetivo entender como a indústria farmacêutica, ator e/ou telespectador, da sociedade de consumo relaciona-se de maneira ativa ou passiva no processo de construção da saúde. Para isso, realizamos uma revisão da literatura, a fim de analisar por meio do conceito de sociedade de consumo e biocapital, como essa indústria milionária influencia a formação do saber biomédico e o nosso dia a dia.

https://doi.org/10.51249/easn05.2022.835
O MERCADO DA SAÚDE

Referências

BAUMAN, Zygmount. Vidas para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmount. 44 cartas do mundo liquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

CASTILHO, Selma Rodrigues de; ABDALLA, Marcela Campos Esqueff. Análise da propaganda de medicamentos dirigida a profissionais de saúde. Revista Direito Sanitário, São Paulo, vol. 18, n. 1, mar/jun., 2017.

CFF. Estudo aponta perfil de intoxicação medicamentosa por automedicação no Brasil. Disponível em: < https://www.cff.org.br/noticia.php?id=5849> Acesso em 10 de março de 2022.

CRF-SP. Pesquisa aponta que 77% dos brasileiros têm o hábito de se automedicar. Disponível em: < http://www.crfsp.org.br/noticias/10535-pesquisa-aponta-que-77-dos-brasileiros-t%C3%AAm-o-h%C3%A1bito-de-se-automedicar.html> Acesso em 10 de março de 2022.

DANTAS, Marcel Lima Ribeiro; TRES, Guilherme Smaniotto; DANJOUR, Miler Franco. Promoção de medicamentos pela indústria farmacêutica: reflexões à luz da teoria crítica. Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, Piracicaba, vol. 09, n. 03, mar/jul., 2021.

MAZON, Marcia. Indústria farmacêutica e psiquiatria no quadro da Sociologia Econômica. Uma agenda de pesquisa. Revista Política & Sociedade, Florianópolis, vol. 18, n. 43, set/dez, ano 2019.

REIS, Cristina da Silva; MOREIRA, Márcia Zabdiele; MURAKAMI, Luiz Carlos; CARNEIRO, Juliana Vieira Corrêa. Marketing de relacionamento na indústria farmacêutica como recurso para a fidelização de clientes. Revista Gestão & Conexões, Vitória, vol. 7, n. 01, jan./jun., 2018.

ROSE, Nikolas. A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2013.

SCMED. Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico. Brasília: ANVISA, 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...