USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NAS UNIDADES PEDIÁTRICAS
USO DO BRINQUEDO

Palavras-chave

Enfermagem em pediatria. Ludoterapia. Hospitalização. Brinquedo Terapêutico.

Como Citar

Almeida Assis Costa, H. ., Peruna de Jesus, F. ., Correa de Oliveira, S. ., Carlos dos Santos, H. ., & Souza Silva Almeida, E. . (2022). USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NAS UNIDADES PEDIÁTRICAS. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 8. https://doi.org/10.51249/easn08.2022.950

Resumo

Introdução: A atividade lúdica no hospital é um componente importante e os brinquedos normais passam a serem considerados Brinquedos Terapêuticos (BT), quando promovem o bem-estar psicofisiológico da criança em ambiente hospitalar. Objetivo: Discutir o uso do brinquedo terapêutico pela equipe de enfermagem nas unidades pediátricas. Metodologia: Revisão integrativa, utilizando a Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados e Discussão: Foram encontrados 220 artigos, excluídos 201 que não contemplaram a pergunta de investigação e por repetição, sendo selecionados 11 artigos que foram divididos em duas categorias: Importância do Lúdico na Assistência de Enfermagem onde o cuidado lúdico facilita a assistência à criança no hospital, pois através dele a criança se ambienta na unidade e com os profissionais da saúde que lhe assistem; e Dificuldades Encontradas na Utilização do Brinquedo Terapêutico pois, para que o enfermeiro introduza essa prática em seu cotidiano, é necessário que ele possua embasamento teórico e prático quanto ao reconhecimento do brincar como necessidade básica à criança. A utilização do brinquedo terapêutico leva a criança a exteriorizar seus sentimentos, diminuindo seus medos e ansiedades, levando a uma melhor aceitação na realização dos procedimentos. Considerações Finais: Apesar da eficácia do brinquedo terapêutico, os estudos analisados demonstram que este instrumento tem sido pouco utilizado nas instituições hospitalares. Sugere-se que os gestores das unidades busquem soluções, com o intuito de possibilitar a capacitação da equipe em desenvolver habilidades necessárias para o uso do BT. Do mesmo modo, torna-se imprescindível a inserção de práticas do brincar na estrutura curricular dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação em enfermagem.

https://doi.org/10.51249/easn08.2022.950
USO DO BRINQUEDO

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