Abstract
With our natural evolutionary process as human beings, our society has been gradually modernizing and along with all this modernization, more and more neurological and psychological disorders appear and along with them research and articles that seek to locate information related to our brain and the ways in which it behaves. Currently, Autism Spectrum Disorder, commonly known as ASD, is considered a neurological development disorder that is characterized by affecting development in an unusual way, altering the individual's behavior, social and sensory interaction, while Attention Deficit Hyperactivity Disorder is known. Also, ADHD is a genetic neurobiological disorder, which manifests itself in childhood and accompanies the individual throughout their life, affecting the management of their attention, impulsivity and influencing their perception of the world. Based on all this information obtained over the years, a discussion was prepared in this course conclusion work in which the primary objective is to compare the similarities of symptoms and the differences between people diagnosed with ADHD and ASD. Despite being disorders caused and influenced by completely different environmental, genetic and neurological factors, we seek to highlight common points between them and point out how these similarities can harm a diagnosis and how professionals who work in the health field can improve their diagnosis. way of acting and interacting with individuals with these mental disorders.
References
ABDA, Associação Brasileira Do Déficit De Atenção . TDAH: QUANDO A IGNORÂNCIA FAZ VÍTIMAS INOCENTES. 2019. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-quando-a-ignorancia-faz-vitimas- inocentes/#:~:text=Sabemos%20hoje%20que%20crian%C3%A7as%20com,preditores%20 de%20persist%C3%AAncia%20ou%20remiss%C3%A3o. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ADDA, Associação de Transtorno de Déficit de Atenção. Stimming Para TDAH: Por Que Isso Acontece E Como Lidar Com Isso. 2023. Disponível em: https://add.org/stimming-adhd/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ALA, The American Library Association. CHILD Read. 2009. Disponível em: https://flic.kr/p/6F8exS. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ALMEIDA, Manuella.; et al. Classificação Internacional das Doenças - 11ᵃ revisão: da concepção à implementação. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518- 8787.2020054002120. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ALMEIDA, Mariana. CRIANÇAS HIPERLÉXICAS OU LEITURA PRECOCE. 2018. Disponível em: https://institutoinclusaobrasil.com.br/criancas-hiperlexicas-ou-leitura- precoce/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ANOTHERLUNCH.COM. Somebunny I love has Autism - an Autism Awareness Message lunch. 2013. Disponível em: https://flic.kr/p/e877Kt. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
APA, Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 4. Edição. Porto Alegre /RS. Artmed, 2002.
ASHINOFF, Brandon.; ABU-AKEL, Ahmad. Hiperfoco: a fronteira esquecida da atenção. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00426-019-01245-8. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
BARKLEY, Russell. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: TDAH: Guia Completo para Pais, Professores e Profissionais da Saúde. 2002. Disponível em: https://g.co/kgs/qdYdgmk. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
BARROS, Isabela.; FONTE, Renata. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984- 639820169895. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
BENCZIK, Edyleine. Manual - Escala De Transtorno De Déficit De Atenção/Hiperatividade. 1. Edição. São Paulo - SP. Hogrefe /Pearson, 2020
BITENCOURT, José.; CONCEIÇÃO, Sandra. Didático De Enfermagem Teoria e Prática – Volume III. 3. Edição. São Paulo/SP. Ensino Play, 2022.
BRASIL, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP. Imprecisão em diagnósticos prejudica tratamentos de autismo e déficit de atenção. 2022. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?23/11/2022/imprecisao-em-diagnosticos-prejudica- tratamentos-de-autismo-e-deficit-de-atencao- #:~:text=O%20Transtorno%20do%20Espectro%20Autista,sociais%20de%20quem%20os%20possui. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
BRASIL, Ministério da Saúde - MS. Saúde Mental. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
CAMINHA, Roberta. Autismo: Um Transtorno de Natureza Sensorial?. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-56652009000200030. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
CAPTURE, Chloe. MENTAL HEALTH AWARENESS. 2018. Disponível em: https://flic.kr/p/2bunDZN. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
CASTRO, Carolina; DE LIMA, Ricardo. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 84862018000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
CHANDAR, Vinoth. it rained 2010. Disponível em: https://flic.kr/p/8Zn349. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
COUTINHO, Gabriel; et al. Concordância entre relato de pais e professores para sintomas de TDAH: resultados de uma amostra clínica brasileira. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-60832009000300003. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
CUPERTINO, Marli.; et al. Transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática sobre aspectos nutricionais e eixo intestino-cérebro. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v44i2. 1167. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
DALEY, Tamara. Do reconhecimento dos sintomas ao diagnóstico: crianças com autismo na Índia urbana. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/s0277- 9536(03)00330-7. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
DESIDÉRIO, Rosimeire.; MIYAZAKI, Maria. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000100018. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ESTADOS UNIDOS, Academia Americana de Pediatria - AAP. Diretriz de Prática Clínica: Tratamento da Criança em Idade Escolar com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.108.4.1033. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
FEZER, Gabriela.; et al. CARACTERÍSTICAS PERINATAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00003. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
GUERRA, Leila. A criança com dificuldades de aprendizagem. 1. Edição. Rio de Janeiro/RJ. ABDA - Enelivros, 2002.
HARPIN, Valerie. O efeito do TDAH na vida de um indivíduo, sua família e comunidade desde a pré-escola até a vida adulta. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1136/adc.2004.059006. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
HOFFMANN, Sonia. ESTEREOTIPIAS NA INFÂNCIA. 1996. Disponível em: https://www.diversidadeemcena.net/artigo21.htm. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. GUIA DE DOENÇAS E SINTOMAS. 2020. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/dispraxia. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
HOUNIE, Ana. Tiques e Síndrome de Tourette. 2016. Disponível em: https://www.astocst.com.br/sindrome-de-tourette/#:~:text=A%20ecolalia%20. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
HUMES, Will. crossed fingers. 2008. Disponível em: https://flic.kr/p/4s5kZ5. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
INSTITUTO NEUROSABER. TDAH e Transtornos Alimentares. 2021. Disponível em: https://institutodeneurociencias.com.br/tdah-e-transtornos-alimentares/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
JANSEN, Karen; et al. Transtornos mentais comuns e qualidade de vida em jovens: uma amostra populacional de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000300005. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
JOHNSON, Chris. Reconhecimento do autismo antes dos 2 anos de idade. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1542/pir.29-3-86. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
KELLY, Anthony. homework. 2008. Disponível em: https://flic.kr/p/4ZaDRz. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
KELLY, Anthony. India Sad. 2009. Disponível em: https://flic.kr/p/6h1fNK. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
LACET, Cristine.; ROSA, Miriam. Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
LANCETTI, Antônio.; AMARANTE, Paulo. SAÚDE MENTAL E SAÚDE COLETIVA. 2006. Disponível em: https://encurtador.com.br/hlrtF. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
LAZNIK, Marie. A Voz da Sereia. O Autismo e os Impasses na Constituição do Sujeito - Coleção de Calças Curtas. 3. Edição. Salvador/BA. Ágalma, 2013.
LOUREIRO, João. senses. 2008. Disponível em: https://flic.kr/p/4wYUvE. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
MACHADO, Tielle. EXPECTATIVA DE VIDA DO AUTISTA REDUZIDA POR ACÚMULO DE DOENÇAS CRÔNICAS. 2023. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.dratiellemachado.com.br/amp/autnews-13. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
MATTOS, Jací. Alterações sensoriais no Transtorno do Espectro Autista (TEA): implicações no desenvolvimento e na aprendizagem. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862019000100009. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
MACIANO, Julia. HIPOTONIA MUSCULAR E SUA RELAÇÃO COM AUTISMO (TEA). 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/mpct2020/267911- hipotonia-muscular-e-sua-relacao-com-autismo-(tea)/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua. Perguntas e Respostas Sobre Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade. 1. Edição. Rio de Janeiro/RJ. ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2015.
MENEGUCCI, José. Aprenda sobre o TDAH: Foco no hiperfoco. 2011. Disponível em: https://tdah-dourados.blogspot.com/2011/07/112-aprenda-sobre-o-tdah-foco-no.html. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
MONTEIRO, Manuela.; et al. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE INTERVENÇÕES NUTRICIONAIS. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2020/38/2018262. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
NIH, National Institutes of Health. Cracking the brain's memory codes. 2017. Disponível em: https://flic.kr/p/UdUH9L. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
NIH, National Institutes of Health. Myelinated motor neuron. 2015. Disponível em: https://flic.kr/p/xTv4E9. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
OLIVEIRA, Karina.; SERTIÉ, Andréa. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082017RB4020. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
PEREIRA, Heloisa.; ARAÚJO, Alexandra.; MATTOS, Paulo. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519- 38292005000400002. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
RANGEL, Aline. Qual a diferença entre Tdah e Autismo?. 2018. Disponível em: https://apsiquiatra.com.br/tdah-e-autismo/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
RAPPLEY, Marsha. Prática clínica. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1056/nejmcp032387. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
ROHDE, Luis.; HALPERN, Ricardo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000300009. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
SAAD, Andressa. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104- 56872009000300013. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
SCHEVARDO, Elena. Happy Family. 2012. Disponível em: https://flic.kr/p/dBrnV6, Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
SCHWEGLER, Andrew. Sad. 2007. Disponível em: https://flic.kr/p/4cQv4S. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
SILVA, Micheline.; MULICK, James. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000100010. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
SOUZA, Nathalye.; et al. O papel do pediatra no reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do transtorno do espectro autista: revisão de literatura. 2021. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/residenciapediatrica.com.br/pdf/v11n3aop234.pdf. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
SPASIC, Igor. left alone. 2017. Disponível em: https://flic.kr/p/V5BKBC. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
THIENGO, Daianna.; CAVALCANTE, Maria.; LOVISI, Giovanni. Prevalência de transtornos mentais entre crianças e adolescentes e fatores associados: uma revisão sistemática. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000046. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
VARELLA, Antônio. TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE). 2013. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e- sintomas/tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade/amp/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
VARELLA, Antônio. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). 2014. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do- espectro-autista-tea/. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024
YOSHIHITO, Miki. They are organizing summer homework. [Explored 2013-08-17]. 2013. Disponível em: https://flic.kr/p/fw3VWe. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2024