PROFESSORES DE ENFERMAGEM E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
PROFESSORES

Palavras-chave

Docente de Enfermagem. Saberes docentes. Ensino Superior

Como Citar

Eliezer Lourenço, A. ., & Thiago Damasceno Ribeiro, M. . (2023). PROFESSORES DE ENFERMAGEM E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM ESTADO DA ARTE EM DISSERTAÇÕES E TESES (2019-2022). Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 17. https://doi.org/10.51249/easn17.2023.1533

Resumo

Em busca de uma base de conhecimentos necessários à atuação docente, vários pesquisadores no âmbito nacional e internacional vem tecendo contribuições por meio de pesquisas sobre os saberes docentes. Por isso, o objetivo deste trabalho entender o que já foi produzido sobre os saberes docentes dos professores de enfermagem dentro da pesquisa em Educação. Considerando as limitações no processo de se constituir enfermeiro professor, e também da necessidade de se implementar políticas públicas que incentivam a formação pedagógica continuada ou a sua inclusão no processo de formação profissional, torna-se imprescindível demonstrar a base epistemológica para a profissionalização do ensino ao professor enfermeiro. Por isso, as dissertações e teses analisadas reforçam a reflexão a seguinte indagação: Que movimentos – teóricos, metodológicos e epistemológicos – de formação e docência contribuem para a construção do ser docente em enfermagem? que é o problema central da pesquisa de tese de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Por fim, destaca-se a necessidade de esclarecer os desafios enfrentados pelos docentes em cursos de Enfermagem e demonstrar a necessidade de profissionalização do ensino, bem como a construção dos saberes docentes em suas atividades de ensino, aprimorado com práticas pedagógicas fundamentadas.

https://doi.org/10.51249/easn17.2023.1533
PROFESSORES

Referências

ARAUJO, Reila Campos Guimarães de. Formação pedagógica e práticas educativas de professores de enfermagem. 2021 90 f. (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

BARBOSA, Juliana Costa Ribeiro. Formação para a docência em enfermagem nas escolas técnicas do sus: possibilidades em comunidade de prática. 2021 undefined f. (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Salvador, 2021.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo, Cortez, 2002.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 ago. 2022.

FIGUEREDO, Wilton Nascimento. Formação docente pela competência didático- pedagógica na pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde: o caso do Pró-Ensino na Saúde. 2019 165 f. (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

MANHAES, Letycia Sardinha Peixoto. Contribuições da pós-graduação stricto sensu para a formação docente do enfermeiro. 2020 243 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, 2020.

SANTOS, Z. A. DOS; RIBEIRO, M. T. D. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MT. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1–19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9112. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112

SIMOES, Luiza Lulia Feitosa. Saberes docentes e formação pedagógica de professores enfermeiros: um estudo de caso. 2019 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.

TARDIF, M. LESSARD, Claude (Org). O Ofício de Professor História, Perspectivas e Desafios Internacionais. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TESOLIN, Raquel Cequalini Frozoni. O processo de constituir-se docente na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. 2021 138 f. (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021.

VIANA, Carla Daniele Mota Rego. Formação pedagógica dos docentes enfermeiros: a pesquisa como mediadora da prática professoral e da sua reflexividade crítica. 2019 258 f. (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...