SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA
SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Palavras-chave

Simulação realística; Educação farmacêutica; Metodologias ativas.

Como Citar

Pacheco da Silva, M. . (2022). SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA: DA TEORIA À PRÁTICA. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 4, 8–29. https://doi.org/10.51249/easn04.2022.776

Resumo

A Simulação Realística é um método utilizado para ampliar ou substituir experiências reais, que promove a integração das habilidades técnicas e conhecimentos teóricos, estimulando os discentes a coordenarem diversas competências simultaneamente. Este tem o objetivo de apresentar os aspectos teóricos e práticos da simulação realística na educação farmacêutica. Uma pesquisa bibliográfica na base de dados Google acadêmico foi realizada selecionando efetivamente 22 artigos, mediante limite de busca no período de 2007 a maio de 2017, publicados em português e inglês. Os artigos selecionados demonstraram que a simulação realística na educação farmacêutica cresce rapidamente, principalmente relacionada ao cuidado e a segurança do paciente. Como benefícios no processo de ensino-aprendizagem destacam-se a interatividade e participação ativa dos alunos em ambiente seguro e realista, sem riscos ao paciente, com aumento da segurança e capacidade de decisão clínica e também o desenvolvimento de competências psicomotoras e cognitivas para o cuidado em saúde. A simulação realística não substitui o ensino em serviço, mas complementa a prática de uma reflexão estruturada e orientada que contribui para o crescimento pessoal e profissional.

https://doi.org/10.51249/easn04.2022.776
SIMULAÇÃO REALÍSTICA

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