A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E A FORMAÇÃO EM SAÚDE
A RESIDÊNCIA

Palavras-chave

Interprofissionalidade; Formação em Saúde; Educação Interprofissional

Como Citar

Valdna Oliveira dos Santos, E. ., Couto da Costa, R. ., & Medeiros de Araújo, L. . (2022). A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E A FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A ÓTICA DA INTERPROFISSIONALIDADE. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 9. https://doi.org/10.51249/easn09.2022.988

Resumo

A interprofissionalidade constitui-se como um imenso desafio a ser concretizado na área da saúde. As residências em saúde propõem a reorientação do modelo de atenção por meio da formação profissional ao exigirem o aprendizado no, pelo e para o trabalho; e são vistas como iniciativas importantes para o avanço da educação interprofissional no Brasil. O objetivo deste texto é discutir a interprofissionalidade na formação em saúde a partir de experiências vivenciadas pelas autoras no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do município de João Pessoa no ano de 2021. O local das vivências foi o território de atuação de uma Unidade Básica de Saúde do referido município, sendo relatados e analisados os momentos em que a multiprofissionalidade ocorre de forma mais frequente e, com isso, possibilita uma atuação colaborativa e integrada entre mais de uma profissão da saúde. Apesar da potencialidade destas experiências e do êxito em outros aspectos, ressalta-se que a formação em saúde ainda se encontra muito distante da proposta pedagógica das residências multiprofissionais, especialmente no que diz respeito à interprofissionalidade.

https://doi.org/10.51249/easn09.2022.988
A RESIDÊNCIA

Referências

BRASIL. LEI Nº 11.129, DE 30 DE JUNHO DE 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude - CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nºs 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

CAPOZZOLO, Angela Aparecida et al. Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1675-1684, 2018.

CECCIM, RB. Connections and boundaries of interprofessionality: form and formation. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1739-49.

DE QUEIROZ MAIA, Ítala Maria; GOYA, Neusa. PERCEPÇÕES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.

FERLA, Alcindo Antônio; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Formação interprofissional em saúde: um caminho a experimentar e pesquisar. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? 1. ed. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. p. 7-13, 2017.

LACERDA, Mayara Silva et al. Uma experiência de implantação de um grupo de mulheres: entre dizeres e fazeres. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, v. 9, n. 1, 2018.

LUZ, Milene Mori Ferreira; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli. O olhar do profissional da Atenção Primária sobre o cuidado à mulher climatérica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021.

MEDEIROS, Cristina da Silva et al. O processo de (des) construção da multiprofissionalidade na Atenção Básica: limites e desafios à efetivação do trabalho em Equipe na Estratégia Saúde da Família em João Pessoa-PB. Rev bras ciênc saúde, v. 15, n. 3, p. 319-28, 2011.

MENEZES, Kênia Kiefer Parreiras de; AVELINO, Patrick Roberto. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, p. 124-130, 2016.

SILVA, Adilson Xavier da; CUSATI, Iracema Campos; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 979- 996, jul./set., 2018.

SILVEIRA, Lia Márcia Cruz da; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Grupo de adesão ao tratamento: espaço de” ensinagem” para profissionais de saúde e pacientes. Interface-Comunicação, saúde, educação, v. 9, p. 91-104, 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...