COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave

Comunidade de aprendizagem;grupos colaborativos; formação contínua; professores.

Como Citar

Marques da Motta, S. . (2023). COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Humanas Em Perspectiva, 8. https://doi.org/10.51249/hp08.2023.1133

Resumo

Comunidade de aprendizagem ainda não possui uma definição comumente estabelecida entre os pesquisadores, mas é pautada no princípio dialogicidade, de Freire (1987). Além disso, o conceito de comunidade de aprendizagem associa-se a diversos conceitos como cidadania, democracia, diálogo, diversidade, autonomia e inclusão. Estabelecerá uma relação entre o conceito de comunidade de aprendizagem e o conceito de comunidade de prática (WENGER, 1991, 1998, 1999, 2010) e entre o conceito de círculo de civilização (FREIRE, 1967, 2003, 1980). As comunidades de aprendizagem se apresentam como uma alternativa para a transformação da escola e do seu contexto para a transformação cultural e social, tendo em vista que o professor e toda a escola necessitam de constantes atualizações a respeito as práticas pedagógicas.

https://doi.org/10.51249/hp08.2023.1133
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

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