Por uma educação crítica
Ebook - Por uma educação crítica

Palavras-chave

educação
pandemia
ensino

Como Citar

Gonçalves, I. A., Chinellato, T. G., Aldenora dos Santos Lima, M. ., Teixeira de Azevedo, M. ., Cristina de Aragão, P. ., & Zagui Pareschi, C. . (2023). Por uma educação crítica: cotidiano escolar, inclusão e os efeitos da pandemia. Humanas Em Perspectiva, 31. https://doi.org/10.51249/hp31.2023.153

Resumo

Ademais, o professor não é aquele que ensina certezas prontas e acabadas, mas aquele que estimula a fazer as perguntas certas. A ciência se move pelas perguntas, não pelas respostas. A aprendizagem também se move pelas perguntas, isto é, pelos problemas. Quando há um problema para ser pensado e respondido, há um esforço de criatividade e invenção. É possível notar um sentido prático e útil no que se está fazendo. Se o professor não ensinar perguntas, ele não possibilita o desenvolvimento da inteligência, mas apenas o exercício da memória. Treinar a memória é importante. Reduzir a aprendizagem à memória é empobrecedor, pois, boa memória até os estúpidos tem, como bem lembra Rubem Alves. Que esta obra e seus temas diversos nos encaminhem, de modo especial, para a arena da reflexão e das perguntas. Perguntar é um ato de rebeldia e subversão. Viva o portador de perguntas. Quem aprendeu a perguntar significa que aprendeu a aprender.

https://doi.org/10.51249/hp31.2023.153
Ebook - Por uma educação crítica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...