INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR

Palavras-chave

Autismo. Inclusão escolar. Formação continuada.

Como Citar

Vieira Vaz, M. ., & Ovídia Muniz Portilho, M. . (2023). INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE. Humanas Em Perspectiva, 9. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/1484

Resumo

O presente trabalho versa sobre a inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA e parte da hipótese de que não se pode falar de inclusão e ensino aprendizagem sem levar em consideração o papel imprescindível da escola e do professor, o mesmo investiga se há a oferta de formação continuada. De modo geral busca compreender o processo de inclusão escolar do aluno (a) com Transtorno do Espectro do Autismo, caracterizando o transtorno, apontando os aspectos legais relativos a inclusão do aluno autista e identificando quais os principais desafios e possibilidades da prática docente na inclusão desses alunos. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo-descritivo e encontra- se fundamentada a partir das contribuições de autores e pesquisadores renomados na área da Educação inclusiva, que abordam na íntegra o processo de inclusão escolar dos autistas, a saber: Oliveira (2016), Neto et al (2018), César (2003); Orrú (2003); Ropoli (2010, etc. O ensaio teórico se perfez por meio da pesquisa bibliográfica de livros, artigos científicos, monografias, entre outras. Os estudos revelaram que apesar de muitos autistas serem matriculados em escolas regulares não é possível falar de inclusão mas, somente de inserção, uma vez que apesar da existência de leis e concomitantemente do aumento desses alunos no âmbito educacional, incluí-los têm sido laborioso principalmente por que a realidade permanece controversa devido a uma série de desafios existentes nas escolas regulares que dificultam a oferta de respostas adequadas às necessidades educacionais especificas do autista.

INCLUSÃO ESCOLAR

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