Resumo
Este estudo foi construído principalmente baseado em relatos de duas professoras de áreas distintas de uma rede municipal de ensino da cidade de Bernardino Batista-PB, mais precisamente de uma escola de nível fundamental – anos finais, composta por alunos de zonas urbana e rural. O objetivo deste estudo é mostrar os principais desafios enfrentados pelos professores nesse período pandêmico e também as principais aprendizagens adquiridas pelos mesmos frente à essa repentina situação, bem como identificar os pontos positivos e negativos proporcionados através do uso das tecnologias de comunicação voltadas à educação. O uso de tecnologias na educação no isolamento social foi primordial, mas queremos saber: como ele se deu e que fatores positivos e negativos ele trouxe para alunos e professores? Para o desenvolvimento deste estudo, utilizamos a coleta de dados através de uma entrevista estruturada e aplicada de forma separada para cada uma desta duas professoras e posteriormente cruzamos os dados coletados para a construção deste trabalho, onde as perguntas desta entrevista sempre focavam no período da pandemia onde ocorreu o isolamento social. Em dados momentos dos relatos, veremos que as professoras fazem revelações bastantes pertinentes para que possamos entender de fato, situações pitorescas que só sabe quem as vivenciou. No final deste estudo, veremos que após vencermos o período de isolamento social aprendemos que as tecnologias apesar de causarem inúmeros problemas de saúde mental em todos os envolvidos na educação, ainda sim não devem ser consideradas vilãs e sim aliadas de muita importância nesse processo, bastando apenas saber usá-las.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
MORAN, José Manuel C. Gestão Inovadora com Tecnologias. In: VIEIRA, Alexandre Thomaz, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de, ALONSO, Myrtes. (Org.). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.
OLIVEIRA, Elda Damasio. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. Anais do XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. São Paulo – SP, Set. 2013, p. 1-11.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrão de competências. Paris: Unesco, 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384818_por/PDF/384818por.pdf.multi. Acesso em: 04 jun. 2024.