AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ALIADA À VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÂO DO DOCENTE – UMA PERSPECTIVA PÓS COVID
PDF

Palavras-chave

Educação. Pandemia. Docente. Tecnologia.

Como Citar

Cardos de Farias, G. . (2024). AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ALIADA À VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÂO DO DOCENTE – UMA PERSPECTIVA PÓS COVID. Humanas Em Perspectiva, 11. https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2312

Resumo

As últimas duas décadas têm marcado a educação brasileira no tocante ao avanço das tecnologias e, em paralelo a este avanço um paradoxo deve ser destacado no nosso País que é o retardo em se fomentar a tecnologia, seja no tocante a investimentos em equipamentos, seja na qualificação dos profissionais da educação. Este artigo científico busca justificar os desafios enfrentados por professores no período da pandemia face às surpresas e enfrentamentos necessários impostos por esse período de extrema dificuldade e de extremo sofrimento vivido pela humanidade. O principal objetivo deste trabalho é destacar a necessidade urgente de se valorizar mais o uso das tecnologias da educação, bem como aqueles que precisarão fazer uso desse aparato, com destaque para os docentes que, sendo bem capacitados produzirão gerações de cidadãos e profissionais preparadas para a vida de fato. Para obtenção do resultado proposto neste artigo convidamos três docentes de áreas distintas, dos quais, dois aceitaram fornecer informações através de suas experiências na pandemia para confecção deste trabalho, os quais nos levaram a compreender que o atual modelo de educação no Brasil, no tocante à implementação e ao uso das tecnologias disponíveis reclama por uma visão mais crítica e abrangente por parte de governantes e gestores. Paradigmas precisam ser quebrados e ações criativas, eficazes e permanentes precisam ser implementadas, sob pena de passarmos por situações ainda mais desafiadoras e constrangedoras do que as ocorridas na pandemia da covid 19.

https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2312
PDF

Referências

BRASIL. Constituição Federal. 1988.

BÍBLIA SAGRADA.

CASTELLS, Manuel. A SOCIEDADE EM REDE. Volume 1. A era da informação, 6ª edição – Paz e Terra – São Paulo, 1999.

FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. Ser professor, v.4, 2004.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Eleine; TREVISAN, Amarildo Luiz. Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação. Educação e Sociedade, 2009.

LÉVY, Pierre. A Máquina Universo, Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999.

MARTINS, Sandra Cristina Batista, et al. As Tecnologias na Educação em tempos de Pandemia: Uma Discussão Impertinente. Interações, 2020.

MORAN, José Manuel. Palestra proferida pelo Professor José Manuel Moran no evento “Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes”, realizado pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999.

MORAN, José Manuel. OS NOVOS ESPAÇO DE ATUAÇÂO DO PROFESSOR COM AS TECNOLOGIAS – revista Diálogo educacional, Curitiba, v.4, nº12, 2004.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

PEREIRA, Alda; MORGADO, Lina; MENDES, Antônio Quintas; AMANTE, Lúcia - (2006). Um Modelo Pedagógico Para o Ensino Graduado Online. Actas do I Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. UNEB, Salvador, Bahia, 11 de setembro de 2006 – Revista Portuguesa de Pedagogia – ano 42-3. 2008, 99-119.

PONTE, J.P. Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educação, nº 24 OEI, 63-90. http:// www.campus-oei.org/revista/rie24f.htm, 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...