O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Palavras-chave

Desenvolvimento sustentável; Educação para a sustentabilidade; Conscientização socioambiental; Papel do gestor escolar.

Como Citar

Vieira Macena, A. ., Carla Beserra da Fonseca, E. ., Valdemiro Sakamuengo, E. ., Deoclécio dos Santos, J. ., & Evangelista da Silva, J. . (2025). O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Humanas Em Perspectiva, 12. https://doi.org/10.51249/hp12.2025.2542

Resumo

A globalização tem se mostrado um fenômeno que impacta diretamente nas formas de produzir, de viver e, sobretudo, nas relações do homem com o meio ambiente devido às novas relações socioeconômicas advindas do sistema capitalista. Aliado a esse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se popularizam fazendo surgir padrões de consumo que geram maior quantidade de insumos que são constantemente descartados inadequadamente pela população, poluindo o meio ambiente e contribuindo com a degradação dos recursos naturais. Nesse contexto, a questão ambiental perpassa pela conscientização das pessoas com relação à necessidade do consumo sustentável e a adoção de práticas sustentáveis com relação ao cuidado e à preservação do meio ambiente. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo geral, apresentar reflexões sobre a educação para a sustentabilidade como forma de conscientização socioambiental de estudantes da educação básica e, mais especificamente, o papel do gestor escolar no tocante à efetivação da formação dos estudantes para a sustentabilidade. Para tanto, foi realizado, um estudo com enfoque bibliográfico e qualitativo, cuja metodologia consistiu em revisitar os teóricos que abordam a temática.

https://doi.org/10.51249/hp12.2025.2542
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