OPRESSOR VERSUS OPRIMIDO
OPRESSOR VERSUS OPRIMIDO

Palavras-chave

Feminismo, Anticapitalismo, Antineoliberalismo e Feminismo para os 99%

Como Citar

Santos da Silva Júnior, J. (2021). OPRESSOR VERSUS OPRIMIDO: O FEMINISMO DOS 99% CONTRA O CAPITALISMO HEGEMÔNICO. Humanas Em Perspectiva, 1. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/356

Resumo

Escrever um artigo com esse tema é uma tarefa hercúlea, que não exige apenas força de vontade, mas entender os caminhos percorridos pelas mulheres e os movimentos feministas durante séculos, até o ápice contemporâneo, para tanto embasaremos os nossos pensamentos em diferentes estudos bibliográficos, contudo, principalmente nas ideias do manifesto “feminismo para os 99%” de (Arruzza et al., 2019). Pretendemos aqui através de diferentes leituras abordarmos as interferências do capitalismo dentro da opressão feminista e de diferentes grupos sociais como: negros, LGBTQ+, mulheres e outros. O capitalismo e neoliberalismo que têm moldado as ações da sociedade democrática, rompendo com os direitos de grupos minoritários e subjugando as ações em defesa desses. Os manifestos feministas tendem a um anticapitalismo e o rompimento da fragmentação das lutas, ou de representações idearia da meritocracia, que muito é dissolvido na sociedade. Nos fronts as mulheres representam a igualdade de diferentes classes e não apenas das mesmas, a defesa é embasada em tudo aquilo que o capitalismo interfere com as suas ações corrosivas, que superficialmente representa o desenvolvimento, contudo, por traz escraviza os menos favorecidos e inerentes ao ciclo desenvolvimentista que favorece pequenos grupos capitalistas.

OPRESSOR VERSUS OPRIMIDO

Referências

APEOESP Notícias – Assembleia estadual 8 de março. Publicado em 03/03/2017.
Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/noticias/noticias-2017/assembleia-estadual8-de-marco-quarta-14h30-vao-livre-do-masp/ Acesso em 22 mai. 2021.
ARRUZZA, C.; Bhattacharya, T.; Fraser, N. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.
D’ALESSANDRO, Mercedes. Economía feminista: Cómo criar una sociedad igualitária (sin perder el glamour). Espanha: Sudamericana, 2016.
FARIA, Nalu; MORENO, Renata. Desafios para enfrentar o conflito do capital contra a vida: Nós mulheres seguimos em luta! São Paulo: SOF, 2017.
GONZÁLEZ, Ana Isabel Álvarez. As origens e comemoração do Dia Internacional das Mulheres. São Paulo, Expressão Popular; SOF: Sempreviva Organização Feminista, 2010.
MARTUSCELLI, Danilo Enrico (org.) Os desafios do feminismo marxista na atualidade / Danilo Enrico Martuscelli (org.) - 1. ed. - Chapecó, Coleção marxismo21, 2020.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo, Expressão Popular, 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...