FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS EDUCANDOS CHEGAREM AO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DÉFICIT DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA REALIDADE A SER MODIFICADA
FATORES QUE CONTRIBUEM

Palavras-chave

Alfabetização, sondagem, dificuldades.

Como Citar

de Oliveira Azevedo, M. . (2021). FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS EDUCANDOS CHEGAREM AO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DÉFICIT DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA REALIDADE A SER MODIFICADA. Humanas Em Perspectiva, 4. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/381

Resumo

A habilidade em leitura e interpretação é fundamental para prosseguir o processo educacional formal e o desenvolvimento do ser humano, pois se acredita que a leitura transforma o ser humano e o faz modificar o espaço no qual está inserido. Partindo dessa ideia, foi gerada a problemática do presente projeto de pesquisa: “quais os fatores que estão contribuindo, para que os alunos passem pelo ensino fundamental I, sem adquirir as habilidades compatíveis no que se refere à leitura e interpretação de texto”? Para responder a essa questão projetou-se uma pesquisa de campo na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, na qual se busca avaliar o nível de habilidade em leitura e interpretação textual dos educandos com dificuldades nesses processos, identificando as práticas pedagógicas adotas após os resultados propor junto à equipe pedagógica, alternativas para sanar os déficits diagnosticados. A pesquisa-ação inclui estudantes do 3º, 4º e 5º do ensino fundamental, seus pais que fornecerão informações que possam complementar as análises e discussões, coordenadores e equipe pedagógica os quais serão indagados sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em Língua Portuguesa. Os estudantes participarão de uma sondagem, ou seja um diagnóstico das habilidades de leitura, interpretação e produção textual. O resultado do diagnóstico será apresentado a toda equipe pedagógica no sentido de que esses possam refletir sobre possíveis lacunas que o processo tem deixado ao longo da caminhada acadêmica desses estudantes e a partir disso, apresentar alternativas pedagógicas que inclui metodologias ativas de aprendizagem na qual se estimule o potencial dos aprendizes no que se refere a leitura, interpretação e produção textual.

FATORES QUE CONTRIBUEM

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