ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavras-chave

Afrobetização, Letramentos, Educação de Jovens e Adultos.

Como Citar

Pereira Paulino, P. . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES BIBLIOGRÁFICAS ACERCA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA AFROBETIZAÇÃO. Humanas Em Perspectiva, 2. https://doi.org/10.51249/hp02.2022.699

Resumo

O presente trabalho discute as temáticas da educação e os processos de ensino-aprendizagem de Jovens e Adultos ao longo da sua vida, tomando como recorte relações raciais, afrobetização e EJA no Brasil, considerando o que determina a Lei 10.639/03. Trata-se de um estudo que contempla a análise de indicadores, a pesquisa bibliográfica e os dados de experiências na EJA pensados à luz de Paulo Freire. Os resultados revelam que o Ensino para os Jovens e Adultos por ser constituído majoritariamente por negras e negros, é basicamente uma política afirmativa, que busca solucionar distorções e injustiças históricas. Para isto, é apontada a união da afrobetização e letramentos de (re) existências.

https://doi.org/10.51249/hp02.2022.699
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Referências

AUER, P. (1995). Context and contextualization. In J. VERSHUEREN, J.O. Ostman & J. Blomamaert (Eds.), Handbook of pragmatics (pp. 1-19). Amsterdam: John Benjamins.

MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & linguística. 10a ed. São Paulo: Scipione, 2007.

FREIRE, Paulo. Conversando com Educadores. Montevideu: Roca Viva, 1990.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: Ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.

GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In:MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 11-28.

GOIS, D. N. S., & BARBATO, S. B. (2018). Dinámicas de producción de identidad docente en la educación de adultos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(3), 480-493. https://doi.org/10.1590/1982-37030000492017

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.;. BEHRENS,. Marilda. Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas. : Papirus, 2000.

SEABRA, A. G., & CAPOVILLA, F. C. (2010). Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras. São Paulo: Memnon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...