Resumo
O escopo primordial do trabalho é evidenciar pontos importantes sobre a influência de Paulo Freire frente à educação. Assim, a pesquisa tem por objetivo analisar e interpretar a contribuição do pensamento de Paulo Freire no processo do ensino brasileiro. A metodologia utilizada privilegia a abordagem de natureza qualitativa e elege, como procedimento investigativo, o estudo bibliográfico. Percebeu-se, diante do estudo, que o pensamento de Freire contribui de forma relevante para os profissionais da educação nas suas práticas educacionais cotidianas, visto que ele buscava um cenário que passasse o diálogo para que todos os atores da educação tivessem autonomia em suas relações. Convém lembrar que os resultados obtidos de acordo com esta pesquisa confirmam que esse teórico era assumidamente defensor que a educação deveria despertar a criticidade do aluno, fazendo com que o mesmo buscasse a ampliação de sua consciência social e conseguisse atingir a autonomia. Portanto, conclui-se que Paulo Freire lutou pela construção da educação brasileira, e deixou um legado de esperança para as possíveis transformações sociais. Espera-se que o pensamento político-pedagógico de Paulo Freire esteja sempre em movimento e dialogue com diferentes questões contemporâneas.
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. 18ª ed. São Paulo, Brasiliense. 1981.
Dal-Cin1-UNOCHAPECÓ, Daniela, Luciane da Rosa2-UNOCHAPECÓ, and Ivan Luís Schwengber3-UNOCHAPECÓ. “UM CURRÍCULO FREIREANO: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA “EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE”. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24859_13133.pdf . Acesso em 09 de junho de 2022.
DICKMANN, Ivo. A formação de educadores ambientais: contribuições de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2015.
DICKMANN, Ivo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: paz e Terra,1967.
FREIRE, P.F. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, 36º ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.
MARCIEL, Jandrei José. O MÉTODO PAULO FREIRE: ORIGENS HISTÓRICAS,INFLUÊNCIAS TEÓRICAS E ASPECTOS METODOLÓGICOS. Chapecó, SC, 2017. Diponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25509_13013.pdf . Acesso em 28 de maio de 2022.
PORFíRIO, Francisco. “Paulo Freire”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/paulo-freire.htm. Acesso em 05 de junho de 2022.
TOYAMA, Francis. “Educação “bancária” e educação libertadora” Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/2339567. Acesso em 05 de junho de 2022.