Resumo
Os avanços da tecnologia da informação, bem como o crescimento desenfreado das organizações criaram um ambiente imprevisível para os gestores da atualidade, ao mesmo tempo em que possibilitaram o aparecimento de novas e modernas ferramentas de gestão, bem como diversos estudos no sentido de buscar domar esse cenário um tanto quanto caótico. Um dos modelos de gestão que parece mais razoável a cumprir este ensejo é o da Gestão de Desenvolvimento por Competências, porquanto baseia-se em um modelo vivo e adaptativo, capaz de suportar e abarcar mudanças, conviver com as mesmas e tirar proveito delas, viso que trata-se de modelo construtivo, que leva em consideração as peculiaridades do gerenciado, explorando suas potencialidades e corroborando com as expectativas da organização. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa explicativa, através de análise bibliográfica e de análise puramente qualitativa, especialmente no sentido de analisar possíveis dificuldades e perspectivas na aplicação de um modelo de gestão de desempenho baseado nas competências do indivíduo, enquanto ser e enquanto organização.
Referências
BERGAMINI, C. W. Competência: a chave do desempenho, São Paulo, 2012.
BITENCOURT, C. C. Gestão de competências e aprendizagem nas organizações. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
BRANDÃO, H; GUIMARÃES, T. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? RAE, jan./Mar. São Paulo, v 41, n 1. P. 8-15, 2001. Disponível em “http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n1/v41n1a02.pdf”. Acesso em 10/01/2018.
CAVALCANTI, V. L. S; CARPILOVSKY, M; LUND. M. Liderança e Motivação. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria da Administração. Ed. Compacta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DUTRA, J. S. Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Editora Atlas S. A. 2008.
FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2001.
KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
LOPES, A. O. et al.. O papel da liderança no ato de gerenciar pessoas com sucesso. Revista Científica Eletrônica de Administração, ano VIII, n.14, p.4. Acesso em 05/01/2018.
MARTINS, D. F. L; MOREIRA, M. A. Análise da validade e utilidade do sistema de gestão de desempenho por competências em uma instituição financeira de Belém–PA. CODS-Coloquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 39-52, 2017. Acesso em 04/01/2018.
NIETZSCHE, F. W. 1844-1900. A genealogia da moral. Tradução de Mário Ferreira dos santos. 4. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competencias para Ensinar – Convite à Viagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.
PONTES, B. R. Avaliação de desempenho: nova abordagem. 8 ed. São Paulo: LTR, 2002.
REBAGLIO, M. O. Gestão por competências: ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
ROCHA-PINTO, S. R. da. et al. Dimensões funcionais da gestão de pessoas. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. (Série Gestão de Pessoas).
ROMERO, S. M. T. Gestão de pessoas; conceitos e estratégias/ Sonia Mara Thater Romero, Selma França da Costa e Silva e Lucia Maria Kops – Curitiba: Intersaberes, 2013.