POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavras-chave

Políticas públicas, educação, aprendizagem.

Como Citar

Pereira de Andrade, A. ., Maria da Silva, E. ., Tatiana Moraes de Oliveira, K. ., da Silva Lima, M. ., & Tarciana Cunha Silva Martins, M. . (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. Humanas Em Perspectiva, 4. https://doi.org/10.51249/hp04.2022.864

Resumo

O presente artigo trata da importância das políticas públicas no currículo da educação básica para tornar eficaz o assessoramento das atividades pedagógicas dos docentes de forma dinâmica com uma visão multidimensional, fazendo com que os estudantes tenham acesso a novos saberes e conhecimentos. Teve como objetivo geral investigar sobre como acontece as políticas públicas dentro do currículo de ensino da educação básica, tendo como recorte privilegiado as práticas pedagógicas, os recursos pedagógicos e tecnológicos e as avaliações externas e internas, visto que a escola é um ambiente socializador de aprendizagens e motivações e que educar os estudantes requer por parte do docente, um trabalho exigente e responsável para prepará-los para um mundo contemporâneo, que todos os dias passa por mudanças, seja elas: tecnológica, política, econômica, cultural e social. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, com o intuito de discutir teorias que abordam a temática em estudo. E, diante das discussões, foi possível perceber a importância das avaliações internas e externas para mediar ações que tragam resultados positivos à educação a nível estadual ou municipal. Com os resultados das avaliações, cada órgão responsável por repensar ações educacionais, seja enquanto estado, enquanto rede municipal ou enquanto instituição escolar, podem planejar projetos para manter ou avançar os índices obtidos sendo a qualidade do ensino e, como consequência, a aprendizagem dos educandos, a principal meta a ser alcançada. Contudo, as políticas públicas educacionais só se efetivam de fato na prática se for um compromisso de todos os envolvidos nesse processo.

https://doi.org/10.51249/hp04.2022.864
POLÍTICAS PÚBLICAS

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