Resumo
O presente artigo trata da importância das políticas públicas no currículo da educação básica para tornar eficaz o assessoramento das atividades pedagógicas dos docentes de forma dinâmica com uma visão multidimensional, fazendo com que os estudantes tenham acesso a novos saberes e conhecimentos. Teve como objetivo geral investigar sobre como acontece as políticas públicas dentro do currículo de ensino da educação básica, tendo como recorte privilegiado as práticas pedagógicas, os recursos pedagógicos e tecnológicos e as avaliações externas e internas, visto que a escola é um ambiente socializador de aprendizagens e motivações e que educar os estudantes requer por parte do docente, um trabalho exigente e responsável para prepará-los para um mundo contemporâneo, que todos os dias passa por mudanças, seja elas: tecnológica, política, econômica, cultural e social. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, com o intuito de discutir teorias que abordam a temática em estudo. E, diante das discussões, foi possível perceber a importância das avaliações internas e externas para mediar ações que tragam resultados positivos à educação a nível estadual ou municipal. Com os resultados das avaliações, cada órgão responsável por repensar ações educacionais, seja enquanto estado, enquanto rede municipal ou enquanto instituição escolar, podem planejar projetos para manter ou avançar os índices obtidos sendo a qualidade do ensino e, como consequência, a aprendizagem dos educandos, a principal meta a ser alcançada. Contudo, as políticas públicas educacionais só se efetivam de fato na prática se for um compromisso de todos os envolvidos nesse processo.
Referências
ALMEIDA, M. de S. Elaboração de projeto, TCC, Dissertação e Tese: Uma Abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.
ALTET, Marguerite; PAQUAY, Leopold; PERRENOUD, Philippe. A Profissionalização dos formadores de professores: realidade emergente ou fantasia? Porto Alegre: Artmed, 2003.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sa; SOUSA, Sandra Zakia. Reflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 126, p. 659-688, set./dez. 2005.
BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de Metodologia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1998.
_______. Lei nº 10.172. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2001.
ESTEBAN, Maria Teresa. Escola, currículo e avaliação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007 (Série cultura, memória e currículo, v. 5).
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005 (Série cultura, memória e currículo, v. 6).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
GODOY, Arida S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 2, p. 62, mar/abr, 1995.
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec; RJ: ABRASCO, 2006.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Alternativas emancipatórias em currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007 (Série cultura, memória e currículo, v. 4).
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Revista do Professor Língua Portuguesa. Faculdade de Educação. Universidade de Juiz de Fora. CAED, vol. 1, Jan/dez, 2017.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Revista do Professor – Matemática. 3. Ano do Ensino Médio. Faculdade de Educação. Universidade de Juiz de Fora. CAED, Jan/dez, 2016. Disponível em: <http://www.saepe.caedufjf.net/wp-content/uploads/2016/05/SAEPE-RP-MT-3EM-WEB.pdf>. Acesso em: 02 de ag. 2018.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez.1996.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.