Resumo
Introdução: O coto umbilical é uma pequena parte do cordão umbilical que fica após o nascimento, e necessita de cuidados essenciais para que não ocorre o desenvolvimento de patologias no local. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo descrever os cuidados com coto umbilical de recém-nascidos a partir de reflexões teóricas. Metodologia: Pesquisa reflexiva, realizada com a leitura dos manuais do ministério da saúde, artigos e livros referentes a temática. Resultados: O resultado mais importante, é a educação em saúde que precisa ser realizada desde o pré-natal, ensinando aos pais sobre a higienização do coto umbilical e os devidos cuidados com ele, até que solte da pele do recém-nascido. Considerações Finais: A prevenção e promoção da saúde são fatores primordiais para o cuidado do recém-nascido, tornando-se lago importante para a prática de enfermagem.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. “Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde”. (2012). Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. - 2. ed.– Brasília : Ministério da Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde: “Caderno de Educação Popular e Saúde”. (2007) -1ed – Brasília, Distrito Federal.
Brasil. Ministério da Saúde: “Manual de Assistência ao Recém Nascido”. (1994). Brasília, Distrito Federal, 1994. Consultado a: 14.05.2016, em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0104manual_assistencia.pdf.
Frederico, P. et al. “Atividade educativa no alojamento conjunto: relato de experiência”.(200). Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 38-44, agosto 2000.
Linhares, EF. “A saúde do coto umbilical”. (2011). 3. ed. Jequié: UESB. Consultado a: 14.05.2016, em http://www.uesb.br/links/2012/02/saude_colo_umbilical.pdf.
Miranda JOF. et al. “Evidências para as práticas de cuidado do coto umbilical: revisão integrativa”. (2016). Rev enferm UFPE on line., Recife, 10(Supl. 2):821-9, fev.