Resumo
Introdução: A figura do enfermeiro, sempre denotou através dos anos, a imagem de profissional mais próximo do ser humano, sendo este o que acolhe de forma digna e humanitária, tomando como verdade, os sofrimentos nos mais diversos aspectos de vida dessa mulher e respeitando os seus direitos. Objetivos: Refletir teoricamente a respeito da importância do enfermeiro no cuidado à saúde da mulher. Metodologia: Estudo da modalidade reflexiva, ancorado em artigos, livros e bibliografias relacionadas a saúde da mulher. Resultados: A enfermagem é muito importante na atenção à saúde da população feminina, na equipe de Saúde da Família (eSF), pois disponibiliza atendimento com a promoção, prevenção e proteção em saúde. Considerações Finais: A enfermagem realmente preparada e atenta a esses aspectos e multifacetas de abordagem, pode fazer cada vez mais diferença na vida de cada mulher.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. “Protocolos da Atenção Básica: saúde das mulheres”. (2016). Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. “Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes” (2004).
Coelho, EAC., et al. “Integralidade do cuidado à saúde da mulher”. (2009). Esc Anna Nery Rev Enferm. jan-mar; 13 (1): 154-160.
Cofen. Conselho Federal de Enfermagem. Como o movimento de mulheres contribuiu para construção do sus. 13 de novembro de 2020.
Coren. São Paulo. “Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde Módulo 1: Saúde da Mulher”. (2019). São Paulo.
Mattos, JGR. et al. A enfermagem no âmbito da saúde da mulher: uma revisão integrativa. Revista Acta Científica, vol. 8, 2017.
Mendes, CRA. “Atenção à Saúde da Mulher na Atenção Básica: Potencialidades e Limites”. (2016). Ensaios Cienc., Cienc. Biol. Agrar. Saúde. v.20, n.2, p. 65-72.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. “Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa”. (2008). Brasília/DF: Editora do Ministério da Saúde.
Unasus/UFMA. “Saúde da mulher/Paula Trindade Garcia (Org.)”. (2013). - São Luís.
Zocche, DAA de et al. “Percepções de enfermeiros acerca da integralidade da atenção à saúde feminina”. (2017). Rev. enferm. UFPE on line, p. 4758-4766.