RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave

Anatomia; Educação; Aprendizado;

Como Citar

Eduarda Serafim Crispim, M. ., Kelly Bezerra Serrano, L. ., Texeira Amaro Vieira, C. ., Vasconcelos Nunes de Farias, E. ., & Rangel Nunes Ramalho, E. . (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 5. https://doi.org/10.51249/easn05.2022.832

Resumo

Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivida pelos graduandos em Medicina e extensionistas no Projeto “Anatomia Viva” da Faculdade de Medicina Nova Esperança no ano de 2018. O objetivo foi abordar sobre Anatomia Humana, através de aulas do funcionamento do corpo humano, a fim de aliá-los à teoria e facilitar a sua compreensão. Tal estratégia configurou um instrumento facilitador da educação e criatividade, transformando o aluno em sujeito da ação de aprender. Esta experiência viabilizou aos acadêmicos o treinamento de suas habilidades em oratória, bem como aperfeiçoou o contato interpessoal, agregando a futura relação médico-paciente. Ante o exposto, observou-se a relevância do projeto para todos os estudantes envolvidos, de forma que viabilizou a absorção dos conteúdos de maneira mais nítida, culminando na melhoria da qualidade do aluno, de forma que ao ingressar em uma futura carreira na área de Ciências Biológicas, o aprendizado seja facilitado.

https://doi.org/10.51249/easn05.2022.832
RELATO DE EXPERIÊNCIA

Referências

PERUZZI, S.L.; FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza.

AMERICAN ASSOCIATION OF ANATOMISTS, What is anatomy? Disponível em: https://www.anatomy.org/what-is-anatomy.html. Acesso em 06 de junho de 2019.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

RONQUI, Ludimilla; SOUZA, Marco Rodrigo de; FREITAS, Fernando Jorge Coreia de. A importância das atividades práticas na área de biologia. Revista científica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. 2009. Cacoal – RO. Disponível em: http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf. Acesso em 04 de junho de 2019.

VIVIANI, Daniela; COSTA, Arlindo. Práticas de Ensino de Ciências Biológicas. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2010.

SOUZA, Ricardo. A importância do conhecimento da anatomia humana para os cursos da área de saúde. 2009. Disponível em: https://pt.slideshare.net/thiagojosegueiros/a-importncia-da-anatomia-para-profissionais-da-rea-de-sade. Acesso em 04 de junho de 2019.

MOURTHE FILHO A, BORGES, MAS, FIGUEIREDO IPR, et al. Refletindo o ensino da Anatomia Humana. Reflecting the teaching of Human Anatomy. 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/download/13146/10290. Acesso em 04 de junho de 2019.

BAPTISTA, V.I.A, LIMA, J.M, et al. Concepções sobre anatomia humana de alunos do ensino médio da cidade de Cuité-PB: funções e relações com cotidiano Human Anatomy conceptions of high school students from the city of Cuité PB: functions and relations to daily life. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 15, No1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/download/4302/2867/. Acesso em 05 de junho de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...