Abstract
The Therapeutic Toy (TP) is used to continue the game and to minimize the suffering caused by the hospitalization process. BT is developed to relieve the child's anxiety when experiencing atypical experiences. There are three types of TP, namely: Dramatic Therapeutic Toy, Instructional Therapeutic Toy and Therapeutic Toy that Enables Physiological Functions. Specific techniques can be used to choose toys, taking into account the child's age, interests and abilities. In addition, he can also use different types of toys, such as games, puzzles, clay, dolls, among others, to stimulate different areas of child development.
References
FERLAND, Francine. O modelo lúdico: a utilização do potencial terapêutico do brincar. Temas desenvolvidos , p. 50-55, 2005.
ZEN, CAMILA CRISTIANE; OMAIRI, CLAUDIA. O modelo lúdico: uma nova visão do brincar para a terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 17, n. 1, 2009.
FERLAND, Francine. O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. In: O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. 2006. p. 171-171.
RIBEIRO, C. A. O brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada: significado da experiência para o aluno de graduação em enfermagem. Rev.Esc.Enf.USP, v.32, n.1, p.73-9, abril. 1998.
FIGUEIREDO, V. L. M., COSTA, M. S. S., & SOARES, A. L. S. Brincar como instrumento terapêutico na promoção da saúde da criança hospitalizada. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(3), 1021-1027, 2018.
SILVA, M. L. D., & MARTINS, M. C. M. Brinquedo terapêutico: uma análise sobre a prática dos terapeutas ocupacionais em serviços de saúde pediátricos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(1), 132-140, 2019.
ARAÚJO, Lorena et al. Uso do brinquedo terapêutico no cuidado ao acesso venoso em pediatria: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n.9, 2021. Doi: https://doi.org/10.25248/reas.e8710.2021. Acesso em 05 de maio de 2023.
ARANHA, Bruna et al. Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família. Rev. Gaúcha Enferm.v. 41, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20180413. Aceso em 05 de maio de 2023.
FRANCISCHINELLI, Ana; ALMEIDA, Fabiane; FERNANDES, Daisy. Uso rotineiro do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada: percepção de enfermeiros. Acta paul. enferm. V.25, n.1 ,2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000100004. Acesso em 05 de maio de 2023.
CINTRA, Silvia; SILVA, Conceição; RIBEIRO, Circéia. O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo. Rev. Bras. Enferm. V.59, n.4, 2006. Doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000400005. Acesso em 05 de maio de 2023.