Abstract
This new volume has a fundamental proposal by analyzing in a didactic way how to present knowledge of particle physics to high school students, allowing these students to delve deeper into the subject.
References
ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica. Trad. Maria Helena Guedes Crespo; Beatriz Marques Magalhães. 5. ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1979. 223 p. Tradução de Metodología de la investigación.
ARCE, A. A formação de professores sob a ótica construtivista: primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, N. (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2 ed. Campinas, SP : Autores Associados, 2005.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo : Editora Hucitec, 1997.
BRASIL. PCNM, ENSINO MÉDIO: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de educação média e tecnológica - Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
BOYD, H. W. J.; WETFALL, R. Pesquisa mercadológica: texto e caso. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas, 1964.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia, 2ª Reimpressão. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CAPECCHI, M. C. V. M. Argumentação numa aula de Física. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática.
São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
CARRON, Wilson, GUIMARÃES, Osvaldo. As Faces da Física. v.único. 3ª ed. São Paulo, Moderna, 2007.
DIAS, Diogo: Representações feitas por Dalton de alguns dos elementos conhecidos na época segundo o seu .Modelo Atômico de Dalton. Disponível em < http://alunosonline.uol.com.br/quimica/teoria-atomica-john-dalton.html > Acessado em: 12/07/2017
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico social da formação do indivíduo. Campinas, SP : Editora Autores Associados, 1993. DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP : Autores Associados,2003.
DUARTE, N. (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2 ed. Campinas, SP : Autores Associados, 2005.
FERNANDES, G. P. Protextualidade Matemática. In Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006, 11p.
FERNANDES, George Pimentel: Protextualidade- Matemática. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/230270238/FERNANDES-Protextualidade-atematica> , Acessado em 15/07/ 2017.
FOGAÇA, Jennifer R. Vargas: Raios Catódicos sendo desviado devido à atração pelo polo positivo. Disponível em < http://alunosonline.uol.com.br/quimica/experimento-thomson.html > Acessado em: 12/07/2017.
FELTRE, R. Química Geral – 5ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2000. p.87 – 90.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FEYNMAN, Richard. Física em seis lições. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
GASPAR, Alberto. Física, v. único. São Paulo: Editora Ática, 2001.
GASPAR, Alberto. Física, vol. 3. São Paulo: Editora Ática, 2001.
Geraldo, A. C. H. (2009). Didática de Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas: Autores Associados.
HALLIDAY, RESNICK, WALKER; Fundamentos da Física, Vol. 1, 8ª Edição, LTC, 2009.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivista e históricocrítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015.
MÁXIMO, Antônio. ALVARENGA, Beatriz. Curso de Física, v.2. São Paulo: Scipione, 2000
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais e Aprendizagem Significativa : Instituto de Física - UFRGS 2003
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. 1 edição. São Paulo: Livraria da Física. 179p, 2012
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física Básica –
Fluidos, oscilações e ondas calor. v.2. 3ª ed. São Paulo, Edgard Blucher ltda, 1999.
OLIVEIRA, Marta Khol de. Vigotski: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo : editora brasiliense, 1981.
PONCZEK, RL. Deus ou seja a natureza: Spinoza e os novos paradigmas da física [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 352 p. ISBN 978-85-232-0904-9. Available from SciELO Books
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP : Autores Associados, 1998.
SAVIANI, D. Educação socialista, pedagogia histórico-crítico e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C. e SAVIANI, D. (Orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP : Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico crítica. 11ª. ed. Autores associados 2011.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 10 ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados. – (Coleção educação contemporânea) 2008
SAVIANI, Demerval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção memória da educação).
SAVIANI, D. Educação brasileira: Estrutura e sistema. 7ª ed., Campinas: Autores Associados, 1996.
SEARS, ZEMANSKY, Física, Vol 1,10ª Edição, Pearson, 2003.
SERWAY, JEWEET, Princípios de Física, 1ª Edição, Vol 1, Thonson, 2006.
SUCHODOLSKI, B. Teoria marxista da educação. Lisboa : Editorial Estampa, 1976.
SCHRÖEDER, C.S. (2009). Educação a distância e mudança organizacional na Escola de Administração da UFRGS: uma teoria substantiva. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
TRÓPIA , Patrícia. Resenha de: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (orgs). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005, 304 p.. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.22, 2006, p.181-184.
VIGOTSKI, L. S. (1987). Thinking and speech (N. Minick, Trans.). In R. W. Rieber & A. S. Carton (Eds.), The collected works of L. S. Vigotski: Vol. 1. Problems of general psychology (pp. 39-285). New York: Plenum Press. (Original publicado em 1934)
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1987.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ZANELLA, A. V. Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e o conceito de ZDP. Itajaí: Editora Univali, 2001.
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>, Acesso em 17/07/2017.
<http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/798.pdf>,Aceso em 18/07/2017.
<https://conceito.de/pedagogia>, Acesso em 19/07/2017.
<https://pedagogiaaopedaletra.com/pedagogia-origem>, Acesso em 12/07/2017.
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414832017000300497&lng=pt&tlng=pt>, Acesso em 14/10/2017.