THE USE OF TECHNOLOGIES IN GEOGRAPHY TEACHING
O USO DAS TECNOLOGIAS (Português (Brasil))

Keywords

Teaching geography. Teaching technologies. Elementary School.

How to Cite

Maria da Silva Moura, H. . (2022). THE USE OF TECHNOLOGIES IN GEOGRAPHY TEACHING. Advanced Studies on Health and Nature, 2. https://doi.org/10.51249/easn02.2022.689

Abstract

In this research, we sought to study the use of technologies in the teaching of Geography. To this end, all its actions focused on teaching geographic knowledge in Elementary School, valuing all its basic elements in a clear, direct and precise way in the researched region. A priori, this study, although it can contribute a lot for something like this to be registered later, it is still unable to offer definitive considerations about the teaching of geographic knowledge in the sphere of Elementary Education as a whole. Their contributions must, therefore, be considered at the place where the research was carried out, highlighting all their probable positive points as well as all the future developments that derive from it, which may occur later on. If this happens, the tendency is for relevant results to be observed when qualifying the teaching of geography, contributing to the constitution of a better education suitable for all, at once.

https://doi.org/10.51249/easn02.2022.689
O USO DAS TECNOLOGIAS (Português (Brasil))

References

ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de et al. Metodologias Ativas e o Ensino de Geografia. Santa Maria: Arco Editores, 2021. Disponível em: <https://url.gratis/8KZw0J>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

BARBOSA, Flávio Alves. Descomplica Monografia. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2016.

BARBOSA, Flávio Alves. Descomplicando o Complicado: Aprendendo a Fazer uma Monografia em Três Dias. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2019.

BATISTA, Bruno Nunes. Pensar o Ensino de Geografia como Algo Feito por Comentaristas de Textos Sagrados. Educar em Revista, v. 34, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/jnYgDSjVpfmWPQVHq8Rmppy/?lang=pt>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

BELIZARIO, Wesley da Silva. O Trabalho de Campo como uma Metodologia Ativa no Ensino de Geografia. Capim Dourado: Diálogos em Extensão, v. 3, n. 3, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/kTMs4R>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

BRANDÃO, Inêz de Deus Neiva; MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Principais Recursos Didáticos Analisados no Ensino de Geografia do Brasil. Campinas: FAPESP, 2012. Disponível em: . Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CALADO, Flaviana Moreira. O Ensino de Geografia e o Uso dos Recursos Didáticos e Tecnológicos. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, núm. 5, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856435003.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

CARNEIRO, Marnielly Barbosa. Metodologias Ativas e Teorias Cognitivas: Perspectiva para o Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/bGCs8A>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

CAVALCANTE, Márcio Balbino. As Geotecnologias no Ensino da Geografia no Século XXI. Saber. Acadêmico, v. 12, 2011. Disponível em: <http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403120152.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Para Onde Estão Indo as Investigações sobre Ensino de Geografia no Brasil? Um Olhar sobre Elementos da Pesquisa e do Lugar que ela. Ocupa nesse Campo. Boletim Goiano de Geografia, vol. 36, núm. 3, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3371/337148745002.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

COSTA, Maurício José Morais et al. Metodologias Ativas em Sala de Aula: o Uso do Plickers no Ensino de Geografia em uma Escola da Rede Pública em São Luís, MA. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, Vol.27, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/TUU1XC>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

DUARTE, Júlio Cesar Libâneo. Metodologias Ativas no Ensino de Geografia: Análise Descritiva das Produções Acadêmicas. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/KTvBXw>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

FURIM, Adenezile de Fátima Reis. O Ensino de Geografia Física no Ensino Médio: Qual seu Lugar? São Paulo: USP, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/publico/2012_AdenezileDeFatimaReisFurim.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

GEBRAN, Raimunda Abou. A Geografia no Ensino Fundamental: A trajetória histórica e proposições pedagógicas. 3. ed. Ribeirão Preto: UNESP. 2012.

GUIMARÃES, Jeane Renata Aparecida Silva. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Geografia: um Caminho Possível para a Formação da Autonomia Investigativa nos Estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. Disponível em: <https://url.gratis/mfFfkr>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

KIMURA, S. Geografia no Ensino Básico: Questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, Anna Erika Ferreira de et al. Metodologias Ativas em Geografia: Experiências Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza: Geosaberes, v. 9, n. 18, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/Pvkl58>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

LIMA, Surama Ramos; GIRÃO, Osvaldo. O Ensino de Geografia versus Leitura de Imagens: Resgate e Valorização da Disciplina pela “Alfabetização do Olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 2, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/article/viewFile/10774/pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

LUNARTI, Elciane Arantes Peixoto. Estudo do Lúdico Enquanto Metodologia Ativa para o Ensino de Geografia na Educação Básica e Formação Integral. Morrinhos: IF Goiano, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/l68W3w>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

MORAES, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias Ativas para o Ensino de Geografia: um Estudo Centrado em Jogos. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/wn0ZkU>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

MORAES, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias Ativas para o Ensino de Geografia: um Estudo Centrado em Jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, 2019. Disponível em: <http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

MOREIRA, Tiago de Almeida. Ensino de Geografia com o Uso de Filmes no Brasil. Revista do Departamento de Geografia, v. 23, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47205>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

MORMUL, Najla Mehanna. Educação e Geografia na Modernidade: Interface entre as Diferentes Concepções Teóricas e Metodológicas Presentes no Ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 3, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/article/download/14886/pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Educação Geográfica, Neurociência e Metodologia Ativa: Aprendizagens para a Cartografia Escolar Através da Construção de Recursos Didáticos. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/ZLuCik>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

OLIVEIRA, Rafael Fabricio; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. Tecnologias de Informação no Ensino de Geografia. Geografia em Questão, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: <https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/10180>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslau Machado de; GIRARDI, Gisele. O Cinema como Diferença na Linguagem do Ensino de Geografia: uma Cartografia Provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, 2020. Disponível em: <https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/download/872/412>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

PAULA, Tiago Garrido de. Entre a Geografia que se ensina e a Geografia que se aprende: A Experiência de Metodologias Ativas Aplicadas ao Processo de Ensino Aprendizagem. São Paulo: ENANPEGE, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/xlf82O>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

PEREIRA, Ana Maria de Oliveira et al. Metodologias Ativas nas Aulas de Geografia no Ensino Médio como Estímulo ao Protagonismo Juvenil. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/QEkIDw>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

PEREIRA, Francisco Lelos Faustino et al. As Novas Formas de Ensinar e Aprender Geografia: Os Jogos Eletrônicos como Ferramenta Metodológica no Ensino de Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 2, núm. 3, 2011. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856441004.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

PONT, Jaqueline Sasso Favarin dal; FERENHOF, Hélio Aisenberg. O Uso de Metodologia Ativa no Processo de Ensino/Aprendizagem nas Aulas de Geografia. Florianópolis: UNESC, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/CkJ1fK>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. A BNCC para o Ensino de Geografia: a Proposta das Ciências Humanas e da Interdisciplinaridade. OKARA: Geografia em debate, 2018. Disponível em: <https://periodicos3.ufpb.br/index.php/okara/article/download/38216/19359>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

RABELO, Kamila Santos de Paula; BORBA, Odiones de Fátima. O Estado da Arte da Pesquisa sobre Metodologias Ativas no Ensino de Geografia: as Contribuições para uma Ressignificação do Ensino. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/p7oD7I>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

RICHTER, Denis. O Mapa Mental no Ensino de Geografia: Concepções e Propostas para o Trabalho Docente. Coleção PROPG Digital (UNESP), 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/109202/ISBN9788579832277.pdf?sequence=1&isAllo>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

RICHTER, Denis. As Mudanças no Ensino de Geografia para uma Ação Efetiva da Cartografia Escolar. Revista GeoUECE, v. 3, n. 4, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/download/6992/5874>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

SANTOS JÚNIOR, Telmo Alexandre do Monte. Metodologias Ativas no Ensino Remoto Emergencial (ere) em Geografia. Revista Ensino de Geografia, V. 4, Nº 3, 2021. Disponível em: <https://url.gratis/6izBK2>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SBARDELOTTO, Vanice Schossler et al. O Ensino de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Formação do Pedagogo. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2020. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4912/5/Vanice%20Schossler%202020.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

SILVA, Alcinéia de Souza. O Trabalho de Campo para Além de uma Atividade Prática nas Aulas de Geografia: uma Metodologia de Viabilização da Construção do Conhecimento Geográfico. Rio de Janeiro: UERJ, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/28Brq1>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SILVA, Nubelia Moreira da; ARAGÃO, Raimundo Freitas. A Observação como Prática Pedagógica no Ensino de Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, núm. 6, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856434006.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

SILVA, Paulo Henrique Barbosa. A Inserção de Metodologias Ativas e Utilização das TDICS como Promoção de Autonomia Discente nas Aulas de Geografia. Brazilian Journals, Vol 6, Nº 3, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/uPZSX8>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SILVA, Vládia da; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A Geografia Escolar e os Recursos Didáticos: o Uso das Maquetes no Ensino-Aprendizagem da Geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856435008.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

STRAFORINI, Rafael. O Ensino de Geografia como Prática Espacial de Significação. São Paulo: USP, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/kRrXfwBFZLLDtKqNRmgRHpH/abstract/?lang=pt&format=html>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...