O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
O USO DAS TECNOLOGIAS

Palavras-chave

Ensino de geografia. Tecnologias de ensino. Ensino fundamental.

Como Citar

Maria da Silva Moura, H. . (2022). O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 2. https://doi.org/10.51249/easn02.2022.689

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se estudar o uso das tecnologias no ensino de Geografia. Para tanto, todos os seus atos se concentraram sobre lecionar do saber geográfico no Ensino Fundamental, valorizando todos os seus elementos básicos de forma clara, direta e precisa na região pesquisada. A priori, este estudo, embora possa contribuir bastante para que algo do tipo se registra mais adiante ainda é incapaz de oferecer considerações definitivas sobre o lecionar do saber geográfico na esfera do Ensino Fundamental como um todo. As suas contribuições devem, portanto, ser consideradas ao local em que a pesquisa se realizou, evidenciando todos os seus prováveis pontos positivos bem como todos os desdobramentos futuros que dele derivam, os quais poderão ocorrer mais adiante. Caso assim aconteça, a tendência é que sejam observados resultados pertinentes ao qualificar do ensino da geografia, contribuindo para o constituir de uma educação melhor apropriada para todos, de uma só vez.

https://doi.org/10.51249/easn02.2022.689
O USO DAS TECNOLOGIAS

Referências

ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de et al. Metodologias Ativas e o Ensino de Geografia. Santa Maria: Arco Editores, 2021. Disponível em: <https://url.gratis/8KZw0J>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

BARBOSA, Flávio Alves. Descomplica Monografia. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2016.

BARBOSA, Flávio Alves. Descomplicando o Complicado: Aprendendo a Fazer uma Monografia em Três Dias. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2019.

BATISTA, Bruno Nunes. Pensar o Ensino de Geografia como Algo Feito por Comentaristas de Textos Sagrados. Educar em Revista, v. 34, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/jnYgDSjVpfmWPQVHq8Rmppy/?lang=pt>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

BELIZARIO, Wesley da Silva. O Trabalho de Campo como uma Metodologia Ativa no Ensino de Geografia. Capim Dourado: Diálogos em Extensão, v. 3, n. 3, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/kTMs4R>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

BRANDÃO, Inêz de Deus Neiva; MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Principais Recursos Didáticos Analisados no Ensino de Geografia do Brasil. Campinas: FAPESP, 2012. Disponível em: . Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CALADO, Flaviana Moreira. O Ensino de Geografia e o Uso dos Recursos Didáticos e Tecnológicos. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, núm. 5, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856435003.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

CARNEIRO, Marnielly Barbosa. Metodologias Ativas e Teorias Cognitivas: Perspectiva para o Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/bGCs8A>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

CAVALCANTE, Márcio Balbino. As Geotecnologias no Ensino da Geografia no Século XXI. Saber. Acadêmico, v. 12, 2011. Disponível em: <http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403120152.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Para Onde Estão Indo as Investigações sobre Ensino de Geografia no Brasil? Um Olhar sobre Elementos da Pesquisa e do Lugar que ela. Ocupa nesse Campo. Boletim Goiano de Geografia, vol. 36, núm. 3, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3371/337148745002.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

COSTA, Maurício José Morais et al. Metodologias Ativas em Sala de Aula: o Uso do Plickers no Ensino de Geografia em uma Escola da Rede Pública em São Luís, MA. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, Vol.27, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/TUU1XC>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

DUARTE, Júlio Cesar Libâneo. Metodologias Ativas no Ensino de Geografia: Análise Descritiva das Produções Acadêmicas. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/KTvBXw>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

FURIM, Adenezile de Fátima Reis. O Ensino de Geografia Física no Ensino Médio: Qual seu Lugar? São Paulo: USP, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14012013-112049/publico/2012_AdenezileDeFatimaReisFurim.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

GEBRAN, Raimunda Abou. A Geografia no Ensino Fundamental: A trajetória histórica e proposições pedagógicas. 3. ed. Ribeirão Preto: UNESP. 2012.

GUIMARÃES, Jeane Renata Aparecida Silva. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Geografia: um Caminho Possível para a Formação da Autonomia Investigativa nos Estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. Disponível em: <https://url.gratis/mfFfkr>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

KIMURA, S. Geografia no Ensino Básico: Questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, Anna Erika Ferreira de et al. Metodologias Ativas em Geografia: Experiências Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza: Geosaberes, v. 9, n. 18, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/Pvkl58>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

LIMA, Surama Ramos; GIRÃO, Osvaldo. O Ensino de Geografia versus Leitura de Imagens: Resgate e Valorização da Disciplina pela “Alfabetização do Olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 2, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/article/viewFile/10774/pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

LUNARTI, Elciane Arantes Peixoto. Estudo do Lúdico Enquanto Metodologia Ativa para o Ensino de Geografia na Educação Básica e Formação Integral. Morrinhos: IF Goiano, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/l68W3w>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

MORAES, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias Ativas para o Ensino de Geografia: um Estudo Centrado em Jogos. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://url.gratis/wn0ZkU>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

MORAES, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias Ativas para o Ensino de Geografia: um Estudo Centrado em Jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, 2019. Disponível em: <http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

MOREIRA, Tiago de Almeida. Ensino de Geografia com o Uso de Filmes no Brasil. Revista do Departamento de Geografia, v. 23, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47205>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

MORMUL, Najla Mehanna. Educação e Geografia na Modernidade: Interface entre as Diferentes Concepções Teóricas e Metodológicas Presentes no Ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 3, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/article/download/14886/pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Educação Geográfica, Neurociência e Metodologia Ativa: Aprendizagens para a Cartografia Escolar Através da Construção de Recursos Didáticos. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/ZLuCik>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

OLIVEIRA, Rafael Fabricio; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. Tecnologias de Informação no Ensino de Geografia. Geografia em Questão, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: <https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/10180>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslau Machado de; GIRARDI, Gisele. O Cinema como Diferença na Linguagem do Ensino de Geografia: uma Cartografia Provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, 2020. Disponível em: <https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/download/872/412>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

PAULA, Tiago Garrido de. Entre a Geografia que se ensina e a Geografia que se aprende: A Experiência de Metodologias Ativas Aplicadas ao Processo de Ensino Aprendizagem. São Paulo: ENANPEGE, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/xlf82O>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

PEREIRA, Ana Maria de Oliveira et al. Metodologias Ativas nas Aulas de Geografia no Ensino Médio como Estímulo ao Protagonismo Juvenil. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/QEkIDw>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

PEREIRA, Francisco Lelos Faustino et al. As Novas Formas de Ensinar e Aprender Geografia: Os Jogos Eletrônicos como Ferramenta Metodológica no Ensino de Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 2, núm. 3, 2011. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856441004.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

PONT, Jaqueline Sasso Favarin dal; FERENHOF, Hélio Aisenberg. O Uso de Metodologia Ativa no Processo de Ensino/Aprendizagem nas Aulas de Geografia. Florianópolis: UNESC, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/CkJ1fK>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. A BNCC para o Ensino de Geografia: a Proposta das Ciências Humanas e da Interdisciplinaridade. OKARA: Geografia em debate, 2018. Disponível em: <https://periodicos3.ufpb.br/index.php/okara/article/download/38216/19359>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

RABELO, Kamila Santos de Paula; BORBA, Odiones de Fátima. O Estado da Arte da Pesquisa sobre Metodologias Ativas no Ensino de Geografia: as Contribuições para uma Ressignificação do Ensino. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/p7oD7I>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

RICHTER, Denis. O Mapa Mental no Ensino de Geografia: Concepções e Propostas para o Trabalho Docente. Coleção PROPG Digital (UNESP), 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/109202/ISBN9788579832277.pdf?sequence=1&isAllo>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

RICHTER, Denis. As Mudanças no Ensino de Geografia para uma Ação Efetiva da Cartografia Escolar. Revista GeoUECE, v. 3, n. 4, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/download/6992/5874>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

SANTOS JÚNIOR, Telmo Alexandre do Monte. Metodologias Ativas no Ensino Remoto Emergencial (ere) em Geografia. Revista Ensino de Geografia, V. 4, Nº 3, 2021. Disponível em: <https://url.gratis/6izBK2>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SBARDELOTTO, Vanice Schossler et al. O Ensino de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Formação do Pedagogo. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2020. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4912/5/Vanice%20Schossler%202020.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

SILVA, Alcinéia de Souza. O Trabalho de Campo para Além de uma Atividade Prática nas Aulas de Geografia: uma Metodologia de Viabilização da Construção do Conhecimento Geográfico. Rio de Janeiro: UERJ, 2019. Disponível em: <https://url.gratis/28Brq1>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SILVA, Nubelia Moreira da; ARAGÃO, Raimundo Freitas. A Observação como Prática Pedagógica no Ensino de Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, núm. 6, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856434006.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

SILVA, Paulo Henrique Barbosa. A Inserção de Metodologias Ativas e Utilização das TDICS como Promoção de Autonomia Discente nas Aulas de Geografia. Brazilian Journals, Vol 6, Nº 3, 2020. Disponível em: <https://url.gratis/uPZSX8>. Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SILVA, Vládia da; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A Geografia Escolar e os Recursos Didáticos: o Uso das Maquetes no Ensino-Aprendizagem da Geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856435008.pdf>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

STRAFORINI, Rafael. O Ensino de Geografia como Prática Espacial de Significação. São Paulo: USP, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/kRrXfwBFZLLDtKqNRmgRHpH/abstract/?lang=pt&format=html>. Acessado em: 29 de fevereiro de 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...