Resumo
Introdução: Estudos apontam para a necessidade de se ofertar formação continuada à equipe pedagógica e aos educadores das instituições de ensino, no que diz respeito à educação inclusiva e às práticas de adaptações metodológicas sobre atuação em sala de aula de alunos com necessidades educacionais especiais. Objetivo: Promover oficina interativa sobre práticas inclusivas em tempos de pandemia por COVID-19 em uma instituição federal da Amazônia Ocidental. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativa, desenvolvido no período semestre de 2021 com 12 (doze) profissionais que compõem a equipe interdisciplinar, em uma instituição federal da Amazônia Ocidental. A pesquisa aconteceu em 5 etapas, sendo: (1) visita institucional e reunião com os responsáveis pela instituição; (2) diagnóstico institucional; (3) aplicação do questionário online na plataforma GoogleForms; (4) realização da intervenção propriamente dita mediante execução das oficinas, via webconferência, sobre práticas inclusivas e adaptações metodológicas, sob supervisão da professora orientadora e, por fim (5) devolutiva dos resultados encontrados. Este instrumento foi composto por 20 questões objetivas e se desdobrará em duas principais etapas, a saber: (1) dados sócio demográficos, como idade, sexo, estado civil, renda e formação dos profissionais; (2) a segunda conterá questões quanto ao conhecimento dos profissionais sobre a temática em questão. Os dados obtidos serão tabulados em Planilha Excel e classificados segundo as variáveis estabelecidas pelo presente estudo. Posteriormente submetidos à análise estatística no software SPSS 21.0. Resultados: A maioria dos profissionais era do sexo feminino (75,0%), com média de idade entre 26 a 35 anos (58,0%), casado (50,0%), especialistas (58%) e com renda familiar de 4 ou mais salários mínimos (58,0%). Os resultados demonstraram que com a aplicação da oficina foi possível alinhar o trabalho entre os setores envolvidos, ampliar os conhecimentos teórico-práticos dos educadores envolvidos no processo de inclusão no ensino remoto, garantindo um atendimento eficaz aos alunos com deficiência. Conclusão: A aplicação da oficina permitiu evidenciar falhas no processo de inclusão, possibilitando a melhoria através do alinhamento de informações e conhecimentos, garantindo uma instituição responsiva aos alunos com deficiência.
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