Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a importância do papel do enfermeiro como educador da saúde nas ações preventivas contra a Covid - 19 em ambientes escolares. O panorama do combate contra o coronavirus passou a ver o papel da enfermagem no ambiente escolar como conquistas em meio à pandemia, ressaltando os desafios encontrados pelo profissional de enfermagem na comunidade escolar científica em educação na saúde. Para fundamentar, buscou-se leituras de literaturas extraídas de livros, artigos, trabalhos científicos, documentos legais como: Brasil, Ministério da Saúde (MS) e Mistério da Educação (MEC), COFEN nº 631/2020, entre outros. Os procedimentos metodológicos focaram em uma pesquisa bibliográfica e documental com estudos exploratórios, onde se buscou elaborar um estudo principiado de materiais já publicados. Além disso, a pesquisa apresentou uma análise qualitativa buscando interpretá-lo em termos do seu significado, trazendo informações a partir das falas apresentadas nos materiais utilizados que abordaram sobre este estudo, que abrangesse o contexto do papel do Enfermeiro nas preventivas contra a COVID-19 para o ambiente escolar. As publicações desde abordagem sobre o histórico da enfermagem até a Covid -19 foram no período de 1974 a 2020. Os resultados encontrados na pesquisa apontaram soluções previsíveis e que permitiram desenvolver ações de inovação, e na tentativa de busca das estratégias trouxe a proposta de se promover cursos durante o período escolar, ministrado por um enfermeiro, oferecendo conhecimento teórico e prático para prevenir contra a Covid- 19. Todo este direcionamento, elencados na informação e ação da enfermagem. Também mostrou que o enfermeiro está preparado para realizar ações preventivas voltadas para Covid-19, não só no ambiente hospitalar, mas também, no ambiente escolar proporcionando mais conhecimento teórico e prático. As considerações finais propõem um contexto nacional que foi significativo e contribui para o avanço do conhecimento na área da enfermagem, com a necessidade de acelerar e minimizar as consequências causadas pela Covid-19, por meios de ações de intervenção e inovações de orientação nas escolas, oriundas de profissionais ativamente na linha de frente, ainda que apresente desigualdades regionais no processo de produção desse conhecimento.
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