EDUCAÇÃO INFANTIL
PDF

Palavras-chave

Inclusão -Crianças - Educação

Como Citar

Maria Fernandes Tuchinski, C. ., Tolovi, D. ., Rodrigues de Oliveira, M. ., Regina Fuhr, M. ., Fernandes Tuchinski, R. ., & Salviano Santos, S. . (2024). EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LUGAR DE INCLUSÃO. Humanas Em Perspectiva, 11. https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2222

Resumo

A educação inclusiva é para todos, tendo o objetivo de assegurar a inclusão de todas as crianças nas escolas regulares, com ensino de qualidade, respeitando a necessidade de cada um. Ao frequentar a escola, as crianças serão estimuladas, tendo diversas aprendizagens, portanto é fundamental o processo da inclusão, sempre trabalhando e respeitando as condições culturais, físicas e emocionais, proporcionando uma troca de experiências entre adultos e as crianças, pois as mesmas passam boa parte da sua vida no ambiente escolar. Os educadores tem um papel respeitável no desenvolvimento educacional das crianças e é fundamental que os mesmos se aperfeiçoam para poderem fazer um bom trabalho. O interesse pela pesquisa surgiu para analisar todas as necessidades que a criança precisa para se desenvolver. O trabalho propõe compreender a inclusão de crianças com necessidades especiais dentro da instituição escolar, através da leitura em livros e trabalhos científicos na internet.

https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2222
PDF

Referências

BRASIL. MEC. Declaração de Salamanca. Brasília, 1994

Referencial curricular nacional para a educação infantil. V.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.P.15

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem e Movimento. Curitiba-PR: FAEL, 2006.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna.2000

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2001.

MINETTO, Maria de Fátima Joaquim ET ALL. / Diversidade na aprendizagem de pessoas com de necessidades especiais. / Maria de Fátima Joaquim Minetto ET ALL. — Curitiba : IESDE BRASIL S/A., 2010. 284 p.

MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Editora: Artmed, São Paulo, 2003.

Poema. Incluir é viver a beleza da diversidade. Joao Beauclair. Agosto 2007. Acessado15/09/2024. http://eduinclusivatp.blogspot.com/2012/10/poema-incluir-e-autor-joao-beauclair.html

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

VYGOTSKY, Lev. S. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Vigostky, L. Luria, A. Leontiev, A.N. 11ª. Edição. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-116.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...