UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO
UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA

Palavras-chave

Educação. Novas Tecnologias. Escola. Professor. Aluno.

Como Citar

Joyce Formiga Moura, R. . (2021). UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. Humanas Em Perspectiva, 2. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/339

Resumo

As novas tecnologias na educação têm trazido para o meio educacional desafios para a escola e, sobretudo para a prática do professor fora e dentro da sala de aula, pois exige agora um novo perfil de educador que não é mais aquele que apenas expõe um conteúdo e depois exige os resultados nas avaliações, o professor deve ter a função de mediador entre o aluno e o conhecimento. Partindo deste posicionamento inicial, o presente trabalho busca analisar os desafios encontrados pela escola e pelos professores para inserir e trabalhar com o aluno no mundo das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que procura identificar os problemas enfrentados por professores no contexto de sala de aula e os desafios para inserir o aluno no uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo, partindo de uma abordagem quantitativa e qualitativa junto a alunos e professores sobre a utilização destes recursos em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de trinta e dois alunos do primeiro ano do médio e dez professores das diferentes áreas do conhecimento, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal no Estado da Paraíba. Os principais autores que contribuíram com importantes reflexões para a construção deste trabalho foram: FREIRE, GADOTI e KENSKI.

UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA

Referências

ABREU, Rosane de A. dos S. “Cabeças digitais”. Um Rio de Janeiro: Ed. Puc - Rio, São Paulo: Loiola, 2006

ABREU, Luiz Cláudio Gomes de. Mediação e emoção: A arte na aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 25. Salvador, 2002. Anais, Salvador, 2002.

ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação docente. 4ed. São Paulo: Cortez, 2003.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf>Acesso em 21 de jan. de 2015.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003148.pdf. Acesso em 21 de fev. de 2015.

ARENDS, Richard. Aprender a ensinar. Lisboa: MCGraw-Hill, 1997.

ASSMANN, Hugo (Org.). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.

BARRETO, R.G.; LEHER, R. Trabalho docente e as reformas neoliberais. In: OLIVEIRA, D.A. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.p. 39-60.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ:Vozes, 2005.

BEHRENS, M. A.. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf> Acesso em 21 de jan. de 2015.

BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino Aprendizagem. Petrópolis: Vozes. 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.174 p.


BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno orientado a metas de realização. In Boruchovitch, E., & Bzuneck, J. A. (Orgs).A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea, Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2001b.

CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A. Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.

CORDEIRO, Valdete Jane. Prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso na escola profissionalizante Senac/Concórdia, SC. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.3, set./dez. 2010. Disponível em http://www.senac.br/BTS/363/artigo7.pdf . Acesso em 20 de fev. de 2015.

CÓRDOVA, Rogério de Andrade. Organização da Educação Brasileira– Brasília : Universidade de Brasília, 2008.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Disponível em:<http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0260747930190411#preview>. Acesso em: 20 de out. 2014.

DEMO, Pedro. Formação Permanente de Professores: educar pela pesquisa. In MENEZES, L.C. (org) Professores: Formação e Profissão. Campinas, S.P: Autores Associados, 1996.

DEMO, Pedro. Olhar do educador e novas tecnologias. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 2, mai./ago. 2011. Disponível em <http://www.senac.br/BTS/372/artigo2.pdf >. Acesso em 22 de fev. de 2015.

DURKHEIM, Émile. Sociologia e Ciências Sociais. Trad. Inês D. Ferreira. São Paulo, DIFEL, 1975.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. /Émile Durkheim; tradução: Nuno Garcia; revisão: Ruy Barbosa. Lisboa: Edições 70, 2009.

FERREIRA, Jairo. O sentido da tecnologia: entre o conhecimento e as estratégias de mercados. 2001. Disponível em: <http://www.uff.br/mestcii/jairo2.htm>. Acesso em: 22 novembro de 2014.

FINGER, A. P, et al. Educação: Caminhos e Perspectivas. Curitiba PR: Champagnat, 1996.

FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1999. p. 65-135.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1982.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo : Paz e Terra;1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra;1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Coleção O Mundo, Hoje. v. 21. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREITAS, M. T. de A. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma Reflexão a partir da abordagem Psicológica Histórico-Cultural. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, anais eletrônicos,2008.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. Série Cadernos de Formação/5. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GRINSPUN, M. P. S. Z. Educação Tecnológica. In ________ (org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1997. p. 01 – 22.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

HARGREAVES, Andrew. Teacher development in the postmodern age: dead certainties, safe simulation and the boundless self. In: Journal of education for teaching: International research and pedagogy. v. 19, n. 4, 1993.

KENSKI, Vani Moreira. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. de CARVALHO, A.M.P. de (Org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo; Ed. Pioneira Thompson Learning, 2001.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus,2007.

KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, lima P. A. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, Papirus, 1996.

LEAL, R. B. L. A discussão contemporânea do saber-fazer do professor. Universidade de Fortaleza. Programa de Capacitação e Atualização Pedagógica Permanente para Docentes da UNIFOR. Curso: A didática do ensino superior. Mimeo, 2004.

LEITE, L et al. Tecnologia educacional: mitos e possibilidades na sociedade tecnológica, Tecnologia Educacional, v. 29, n. 148, p. 38-43, Rio de Janeiro, jan./mar., 2000.

LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: ed.34,1999.

LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo. Editora Cortez, 2002.

LIBÂNIO, José Carlos. Organização e gestão na escola. Teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MANZATO, Antonio José; SANTOS. Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística – IBILCE – UNESP. São Paulo-SP, 2012. Disponivel em http://www.inf.ufsc.br/~verav/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2014.


MARTINS, Rosilene Maria Sólon Fernandes. Direito á Educação: aspectos legais e constitucionais. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2004.

MENDES, João. Tecnologias da informação e comunicação educativa. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Coordenação de Integração de Politicas de Educação a Distância. Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 2012. 53 p.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação Docente e Novas Tecnologias. IV Congresso RIBIE, Brasília, 1998. Disponível em < http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/210M.pdf > Acesso em 23 de fevereiro de 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus (2003).

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Publicado na revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26. Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/Site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/novas%20tecnologiase%20o%20re-encantamento%20do%20mundo.pdf. Acesso em 23 de fev. de 2015.

MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na Educação. Disponível em <www.scielo.br/pdf/ci/v26n2/v26n2-5.pdf > Acesso em 2 de fev..2015.

MOREIRA, Antonio Flávio. Formação de Professores: Pensar e fazer. 4. ed. São Paulo: Cortez,1996.

MORESI, Eduardo (Org.). Metodologia da Pesquisa. Programa de pós-graduação stricto sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – UCB. Brasília – DF, 2003.

NOVELLI, Pedro Geraldo. O conceito de Educação em Hegel. Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.65-88, 2001.

OLIVEIRA, Teresa (1998). As novas tecnologias da informação e o desenvolvimento das competências cognitivas in A Sociedade da Informação na escola, Seminários e Colóquios. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação.

OLIVEIRA, Aristótele da Silva. Perspectivas para formação de professores na sociedade da informação. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo(org.). Percursos na Formação de Professores com Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (org.). Maceió: Edufal, 2007.

PARAÍBA (Secretaria de Estado da Educação). Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas.

PEÑA, Maria De Los Dolores Jimenes. Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio á prática docentes, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. (trad. Fátima Murad). Porto Alegre: Artmed, 2005. Disponível em <http://www.faroldoconhecimento.com.br/livros/Educa%C3%A7%C3%A3o/PERRENOUD,%20Philippe.%20Escola%20e%20cidadania.pdf.> Acesso em: 10 de fev. 2015

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido, GUEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um processo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.


PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.


PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. Disponível em: <http://www. albertomattiacci.it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf>. Acesso em: 20 de out. de 2014.

SANCHO, Juana Maria (et al.).Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre, Artmed, 2006.

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

SCHNEIDER, Olgaires Domingues. O papel do orientador educacional na mediação da família e da escola.In Pedagogia em Conexão, (Org.) Lauraci Donde da Silva, Tamara Polenz e Cacilda Maria Zorzo. ULBRA, 2004.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.

SOUZA, Renata Beduschi de. O uso das tecnologias na educação. In Futuro da sala de aula. Revista Pátio, n°72, novembro 2014. Disponível em < http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx> Acesso em 31 de jan. de 2015.

SOUZA, Isabel Maria Amorim de; SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8 | jul-dez de 2010. Disponível em<http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_8/FORUM_V8_08.pdf. Acesso em 23 de fev.2015.

STAHL, Marimar M. A formação de professores para o uso das novas tecnologias de comunicação e informação. In: CANDAU, Vera Maria (org). Magistério: construção cotidiana. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 292-317.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.

VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: NIED/Unicamp, 2003

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como sujeito de transformação. 10ª Ed. São Paulo: Libertad, 2003.

VEIGA , Ilma Passos. A . Escola fundamental e currículo . 2ªed. Campinas Papirus p. 77-95.1995;

VEIGA, Ilma. Passos. (Coord.). Docentes universitários aposentados: ativos ou inativos? Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.

VIEIRA, Matheus Machado. Educação e novas tecnologias: O papel do professor nesse novo cenário de inovações. Disponível em <http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14359/8641>. Acesso em 21 de fev. de 2015.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2.ed.-São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...