Resumo
O Programa Institucional de Iniciação de Bolsas e Iniciação à docência (PIBID) é concebido como um instrumento para a formação do professor, e envolve as licenciaturas presenciais e Ead Do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Conjuntamente, este programa auxilia na complementação e formação dos alunos da educação básica, lhes conferindo métodos pedagógicos variados no decorrer das aulas, a partir do uso de temáticas mais livres sem foco avaliativo. A metodologia deste trabalho é constituída de uma pesquisa descritiva, onde apresenta cunho documental e caracteriza-se como espontânea, visto que, foi através da observação comportamental e aplicação de questionário como instrumento de coleta dos dados, que possibilitou-se atingir os objetivos elencados a seguir, bem como, resultados verossímeis. Os objetivos consistem em descrever a importância do programa de iniciação à docência para os alunos de licenciaturas e estudantes das escolas públicas; analisar a influência dos recursos tecnológicos utilizados nas aulas e revelar a influência das aulas nas avaliações curriculares dos alunos e aprendizagem significativa dos alunos. Os resultados esperados visam corroborar a eficácia do PIBID, quanto a qualificação dos estudantes de licenciatura e na formação dos alunos da rede pública. Em síntese, podemos concluir que, a utilização da tecnologia se revelou como fator relevante nas aulas, dado que, foram utilizados vários recursos tecnológicos, dentre eles o data show, celular, caixa de som e monitores. Destarte se alcança de forma mais ampla a interatividade por parte de alunos e professores, além de obter quantitativo significativo no que concerne o rendimento escolar das aulas.
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