O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
O PAPEL DO COORDENADOR

Palavras-chave

Coordenador. Conflitos. Professor. Aluno.

Como Citar

Guedes Da Silva , I. ., & Imaculada De Medeiros Guedes, M. . (2022). O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Humanas Em Perspectiva, 2. https://doi.org/10.51249/hp02.2022.704

Resumo

Nos últimos tempos muitas discussões vêm ganhando espaço em torno do trabalho do coordenador pedagógico e como atua na resolução de situações conflitantes na escola. São inúmeros os desafios que compete a figura deste profissional de educação no cotidiano escolar. Diante desta problemática, este estudo busca compreender qual o verdadeiro papel desse profissional. Neste sentido, o referido trabalho titulado de “O papel do coordenador pedagógico na resolução de conflitos” tem como objetivo, identificar os diferentes papeis do coordenador pedagógico dentro escola. Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico, baseado em estudos anteriores sobre o referido tema. Durante a escrita deste artigo foi necessário recorrer a diferentes pontos de vistas sobre o papel do coordenador. Para tanto, a contribuição de alguns teóricos foi de grande relevância, entre eles, Placco (2009), Cortella (2014), Freire (1996) e Moran (2000). Diante deste estudo, observa-se que o coordenador pedagógico enfrenta grandes desafios na dinâmica escolar, porém sabe-se que seu principal papel está ligado a articulação do saber entre professor e aluno, bem como na interlocução da inter-relação entre família e escola.

https://doi.org/10.51249/hp02.2022.704
O PAPEL DO COORDENADOR

Referências

CLEMENTE, Antônio. Violência disfarçada. Construir Notícia. V. 07, n. 40, p. 19, maio/jun. Recife, 2008. 12.

CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz. In: ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera Maria N. de S. O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Loyola 2003.

CORTELA, Mário Sérgio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes / Mário Sérgio Cortella. – São Paulo: Cortez, 2014.

DELORS, Jacques (coord.). Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez Editora. Brasília: Unesco, 1998.

FANTE, C. Fenômeno Bullying. Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: VERUS, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul;/dez. 2007.

MEZZELA, Rita. O que é bullying? Construir Notícia. V. 07, n. 40, p. 08, maio/jun. Recife, 2008.

MORAN, José Manuel et al. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica – 6. ed. Campinas; Papirus, 2000.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, D. (org.). ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p.93.

NELSEN, Jane. Disciplina positiva. 3ª ed. Barven, SP: Manole, 2015, p. xvii

ORTEGA, R.; DEL REY, R. Estratégias educativas para a prevenção da violência. Brasília, DF: UNESCO, 2002.

PLACCO, Vera Maria N. de Souza e SOUZA,Vera Lucia Trevisan de. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. IN: PLACCO, Vera Maria N. de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 1ª ed. 2012. p. 9-20.

SOUZA, Ewerton Fernandes. Como inserir o trabalho em equipe entre os professores - Publicado em Gestão Escolar 22 de outubro/2018 – Nova Escola. Acesso: https://www.gestaoescolar.org.br/conteúdo/2089/como-inserir-o-trabalho- em-equipe-entre-os-professores

SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da Pátria: escola primária e cultura escolar no Estado de São Paulo (1890 – 1976)). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

VINYAMATA, Eduard. (Org.) Aprender a partir do conflito: Conflitologia e educação. Porto Alegre, Artmed.2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...