Resumo
O trabalho ora apresentado tem por objetivo dialogar sobre a cibercultura e as transformações que essa possibilita nas práticas pedagógicas, como também os desafios e conflitos que permeiam a educação do século XXI. Compreendendo que as ações pertinentes às novas tecnologias presentes na cibercultura surgem como novas demandas de uma sociedade digitalmente letrada, pautada em perspectivas de mutações da educação. Considerando que o contexto atual da educação é permeado por incorporação de uma nova metodologia traçadas por inovações e indagações que resultaram em um percurso desafiador diante vários impactos digitais. Desse modo, optamos por uma pesquisa qualitativa, cujos dados são fornecidos por meio de uma pesquisa bibliográfica. Sendo que, para nortear o trabalho, vamos dialogar com autores como Pierre Lévy (1999) que faz uma abordagem sobre a cibercultura e o impacto das tecnologias sobre a construção da inteligência coletiva, assim como, Magda Soares (2002), que define o letramento digital: um certo estado ou condição que adquirem os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e de escrita na tela. Nesse sentido, vale salientar que durante a análise foi possível perceber que a cibercultura coloca o ser humano diante de um mar de conhecimento, onde é preciso escolher, selecionar e filtrar as informações, para organizá-las em grupos e comunidades onde seja possível trocar ideias, compartilhar interesses e criar novas demandas sociais e assim superar as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem favorecendo os avanços na educação. Tornando assim o fazer pedagógico algo significativo, que possibilita reflexões e busca de soluções para uma nova tomada de decisões diante o cenário educacional do século XXI.
Referências
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo : Ed. 34, 1999. 260 p. (Coleção TRANS)
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em:< http://www.cedes.unicamp.br.> Acesso em: 12 jul. 2014
FOUNI, Leda V. Adultos não alfabetizados: O avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.
SOFFNER, Renato K. As tecnologias da inteligência e a educação como desenvolvimento humano. Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2005