TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS

Palavras-chave

Argumentação. Dialogismo. Artigo de opinião. Legalização das drogas.

Como Citar

Macêdo Câmara Gracindo , A. ., Linhares de Medeiros Melo, M. ., Bruno Silva Dantas, F. ., Adeilton de Oliveira Andrade, E. ., & Lopes Cardoso de Melo, G. . (2022). TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS: UMA BREVE ANÁLISE DE DOIS ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS. Humanas Em Perspectiva, 4. https://doi.org/10.51249/hp04.2022.857

Resumo

O artigo analisa, sob a perspectiva da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, e da teoria da argumentação de Chaim Pelremam, os artigos de opinião “Legalizar das drogas” do deputado federal Jean Wyllys, publicado na revista Carta Capital e “Legalização das drogas” de Dom Odílo P. Scherer, cardeal-arcebispo, publicado no jornal O Estado de São Paulo. O objetivo visado é trabalhar o gênero artigo de opinião, dado que este apresenta forte cunho argumentativo, para analisar as teorias supramencionadas a fim de enriquecer o debate teórico sobre os recursos argumentativos. Escolhemos o tema Legalização das drogas por se manifestar enquanto um tema polêmico e que envolve vários segmentos e instituições sociais na sua discussão. Para tanto, analisam-se as relações dialógicas estabelecidas entre os dois autores assim como com outras instituições sociais, bem como as técnicas argumentativas utilizadas por ambos para sustentar seus pontos de vista, com base na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa de cunho bibliográfico. Verifica-se que os autores dialogam tanto entre si quanto com outras vozes, como a da Corte Suprema da Argentina e a da igreja, seja discordando seja concordando, a fim de afirmar suas posições ideológicas, ao discutirem a legalização das drogas. Em nossas considerações conclusivas destacamos o caráter responsivo dos enunciados, em que um artigo se constitui enquanto uma resposta a posicionamentos anteriores, ao passo em que se opõem, e, ainda destacamos a presença, em ambos os artigos analisados, das técnicas argumentativas de Pelremam que foram tanto os argumentos baseados na estrutura do real quanto os argumentos que fundam a estrutura do real.

https://doi.org/10.51249/hp04.2022.857
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich [1952-1953]. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

MORAIS, Kely Any Vasconcelos; OLIVEIRA, Risoleide Rosa Freire de. Responsividade Discursiva por meio do gênero artigo de opinião.

PACHECO, Gustavo de Britto Freire de. Retórica e nova retórica: a tradição grega e a teoria da argumentação de Chaim Perelman. Disponível em: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/direito/pet_jur/c1gpache.html Acesso em: 16 nov. 2006.

WYLLYS, Jean. Legalizar as drogas. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/sociedade/legalizar-as-drogas-2566.html> Acesso em: 29 de maio de 2018.

SCHERER, Dom Odílo P. Legalização das drogas. Disponível em: < https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,legalizar-a-maconha-imp-,1541287> Acesso em 30 de maio de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...