A CONTRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
A CONTRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO

Palavras-chave

Suporte pedagógico; Defasagem na aprendizagem; Parceria.

Como Citar

Josiane Lira do Nascimento, M., Dijanice Ferreira, M. ., & Micheline Amador de Lucena, A. . (2022). A CONTRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Humanas Em Perspectiva, 4. https://doi.org/10.51249/hp04.2022.866

Resumo

A coordenação pedagógica atua no sentido de contribuir e apoiar o bom desenvolvimento das atividades escolares e ao exercer as funções de articulação, formação e transformação, assume o papel de mediador as questões que envolve o currículo e os professores, bem como questões voltadas aos educandos, seus pais e corpo docente, deixando evidente a importância de sua função no âmbito escolar. Diante disso, objetivou-se identificar através do olhar dos docentes, se o nível de contribuição da coordenação pedagógica tem favorecido um fazer pedagógico de forma eficiente. O estudo foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Mãe Rainha envolveu e envolveu onze professoras que atuam no Ensino Fundamental I. Constatou-se que é considerável o percentual de educandos com dificuldades de aprendizagem nas turmas da alfabetização, porem a coordenação pedagógica contribui significativamente para reverter o quadro de defasagem no processo de aprendizagem dos educandos. De forma geral, as professoras consideram que as ações desenvolvidas pela coordenação atendem as necessidades dos docentes e discentes da instituição, e, embora tenham apontado muitos pontos positivos sobre a trabalho da coordenação e destacaram que a coordenação não deveria ter sua função desviada, mesmo que esporadicamente, contudo sinalizaram que o nível de contribuição da coordenação pedagógica tem favorecido um fazer pedagógico de forma eficiente.

https://doi.org/10.51249/hp04.2022.866
A CONTRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO

Referências

ALVES, ANDREIA PATRÍCIA FOLGADO. A supervisão pedagógica e a reflexividade docente. Dissertação 44 fl. Mestrado em Supervisão Escolar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior. Covilhã, 2013.Disponivel em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2595/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Andreia%20Alves.pdf. Acesso em 25 de julho de 2020.

BELLO, ISABEL MELERO.; PENNA, MARIETA GOUVÊA DE OLIVEIRA. O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 1, p. 69-86, jun. 2017.

CAMPOS, MARIA CAROLINA. Importância da comunicação na gestão do trabalho pedagógico. Especialização 14p. Especialização em coordenação pedagógica. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

FREIRE, PAULO. Educação: Sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos R. (Org.). O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

LEAL, FLAVIMILTON DOS SANTOS. AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ESCOLA DAMÁSIO EUGENIO DE SOUSA, JAICÓS-PI. Monografia 44 pg, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. JAICÓS-PI, 2014. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/as-dificuldades-de-ensino-e-aprendizagem-no-ensino-fundamental-i/133965 . Acesso em 16 de agosto de 2020.

OLIVEIRA, JUSCILENE DA SILVA; GUIMARÃES, MÁRCIA CAMPOS MORAES O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues - ANO I - Edição I - Janeiro de 2013. ISSN 2317-7284, p. 95-103.

PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA.; SOUZA, VERA LÚCIA TREVISAN DE.; ALMEIDA, LAURINDA RAMALHO DE. O Coordenador Pedagógico: Aportes à Proposição de Políticas Públicas. Cadernos de Pesquisa v.42 n.147 p.754-771 set./dez. 2012.

PORTO, MARTA ROCHA. Coordenação pedagógica e gestão escolar: uma Relação Democrática? Monografia, 44p. Especialização em Coordenação Pedagógica. Universidade, Brasília-DF, 2015.

SILVA, ALEX ALVES DA. O Papel do Coordenador Pedagógico e Seus Desafios Contemporâneos. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 15, p:1-8, janeiro – junho, 2016.

SOUZA, FABÍOLA JESUS DE.; SEIXAS, GRAZIELE OLIVEIRA.; MARQUES, TATYANE GOMES. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista v. 9, n. 15 p. 39-56v jul./dez. 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...