Resumo
A coordenação pedagógica atua no sentido de contribuir e apoiar o bom desenvolvimento das atividades escolares e ao exercer as funções de articulação, formação e transformação, assume o papel de mediador as questões que envolve o currículo e os professores, bem como questões voltadas aos educandos, seus pais e corpo docente, deixando evidente a importância de sua função no âmbito escolar. Diante disso, objetivou-se identificar através do olhar dos docentes, se o nível de contribuição da coordenação pedagógica tem favorecido um fazer pedagógico de forma eficiente. O estudo foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Mãe Rainha envolveu e envolveu onze professoras que atuam no Ensino Fundamental I. Constatou-se que é considerável o percentual de educandos com dificuldades de aprendizagem nas turmas da alfabetização, porem a coordenação pedagógica contribui significativamente para reverter o quadro de defasagem no processo de aprendizagem dos educandos. De forma geral, as professoras consideram que as ações desenvolvidas pela coordenação atendem as necessidades dos docentes e discentes da instituição, e, embora tenham apontado muitos pontos positivos sobre a trabalho da coordenação e destacaram que a coordenação não deveria ter sua função desviada, mesmo que esporadicamente, contudo sinalizaram que o nível de contribuição da coordenação pedagógica tem favorecido um fazer pedagógico de forma eficiente.
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