O UNIVERSO DAS INFÂNCIAS QUEERS NO ESPAÇO ESCOLAR
O UNIVERSO DAS INFÂNCIAS

Palavras-chave

binarismo – Educação Sexual – criança queer

Como Citar

Paula Bezerra de Farias, A. ., Bezerra de Farias Filho, P. ., & Ferreira Rodrigues, J. . (2022). O UNIVERSO DAS INFÂNCIAS QUEERS NO ESPAÇO ESCOLAR. Humanas Em Perspectiva, 6. https://doi.org/10.51249/hp06.2022.920

Resumo

As manifestações sexuais e de gênero observadas no espaço escolar ainda são trabalhadas de forma superficial por parte de alguns professores e que as contribuições de Berenice Bento sobre o gênero e a sexualidade assim como Guacira Lopes Louro têm trazido para a Educação no tocante da sexualidade não estão sendo tão discutidas no âmbito escolar. Sob essa égide, a sociedade humana mantém-se polarizada no sistema do binarismo (atribuições, comportamentos, práticas de menino X de meninas) excluindo e silenciando as minorias crescentes. E que ainda em pleno século XXI o trabalho pedagógico voltado para as questões de gênero, sexualidade e diversidade permanecem sendo reproduzidos de maneira reprimida calcado em muito preconceito e que os profissionais da educação não foram contemplados em sua graduação de disciplinas voltadas para Educação Sexual e, em virtude disso sentem-se com certo desconforto ao abordar tal temática pois os mesmos são frutos de um sistema sexista dominante e, assim sendo transpõe para sua vivência escolar tal postura demonstrando apatia e desrespeito para com as diferenças. Para que possamos mudar esse cenário propomos um trabalho voltado para que as crianças queers possam se identificar no espaço escolar de forma que se sintam pertencentes a esse espaço como sendo um lugar de construção do ser e a aceitação do outro em todas as suas particularidades, emoções, sentimentos, pois a partir do momento em que entendemos a escola como espaço de pertencimento e aceitação do ser enquanto construto histórico e social é garantir a criança e aos seus familiares um ambiente onde não exista restrições e silenciamentos, onde a criança possa de forma contundente não ser alvo de rejeição pelo simples fato de ter rompido com as barreiras dos tidos como “normais” mas que seja aceita e respeitada enquanto ser, por isso, este mesmo não sendo pioneiro na temática, mas visa ser mais uma possibilidade de entendimento da mesma procurando preencher algumas lacunas existentes entre a sexualidade infantil e o trabalho docente.

https://doi.org/10.51249/hp06.2022.920
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