Understanding the learning process from early childhood education
Ebook - Entendendo o processo (Português (Brasil))

Keywords

process, early childhood education, school

How to Cite

Ferreira de Oliveira Umbelino, P. . (2023). Understanding the learning process from early childhood education: kids in school. Humans in Perspective, 47. https://doi.org/10.51249/hp47.2023.205

Abstract

This new ebook produced by researcher Patrícia Ferreira de Oliveira Umbelino highlights the process that involves early childhood education in the school context, thus, through the author's study, we have the chance to delve deeper into extremely relevant and important topics for improving teaching at Schools.

https://doi.org/10.51249/hp47.2023.205
Ebook - Entendendo o processo (Português (Brasil))

References

ANTUNES, Celso. Educação Infantil: prioridade imprescindível. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

ARIÈS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BANDEIRA, Pedro. Mais respeito, eu sou criança! Série risos e rima. 3. ed. São Paulo, 2009.

BERNARDINO, L. O que a psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em constituição. São Paulo: Escuta, 2006.

BRASIL. Congresso Nacional, (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal.

BRASIL, (1991). Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília.

BRASIL, (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília.

BRASIL, (2001). Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, UNESCO.

BRASIL. (2007). Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, 2007a. Disponível em: http//www.planalto.gov.br/ccIVILL_03/_Ato2007-2014/2010/Lei/L11494.htm

BRASIL, (2010). Projeto de Lei nº 8.035/2010. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. Legislação. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (2009). Parecer CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (2009). Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=323:0rgaos- vinculados&id=13684:resoluções-ceb-009&option=com_content&view=article Acesso em 22 de janeiro de 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2012). Censo da educação básica: 2011 – resumo técnico. – Brasília: INEP.

CAMPOS, M. M. (2000). A qualidade da educação em debate. Cadernos do Observatório: a educação brasileira na década de 90. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 2, p. 47-70.

CORALINA. Cora. Vintém de cobre: mei BRASIL. Constituição da República Federativa. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Congresso Nacional.

Costa,T.(2007). Psicanálise com Crianças. Rio de Janeiro: Zahar.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 13. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,. 1987

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SãoPaulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

FERRETTI, Celso João. Considerações sobre a apropriação das noções de qualificação profissional pelos estudos a respeito das relações entre trabalho e educação. Educação e Sociedade. V. 25, nº 87. São Paulo: Cortez; Campinas/SP: CEDES, p. 401 – 422, 2004.

HADDAD, Lenira. Sistemas públicos de educação infantil: as dimensões do cuidar e educar numa perspectiva ecológica. In: . Anais do Seminário Internacional da OMEP, Rio de Janeiro, 2000.

HADDAD, Lenira. Creche em busca de identidade. São Paulo: Loyola, 1991.

KAPPEL, Maria Dolores Bombardelli. Educação Infantil e grupo populacional de 0 a 6 anos. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, v. 18, p. 36-57, n. 1/2, jan/dez 2001.Infância e políticas de educação infantil: início do século XXI. In: VASCONCELLOS, Vera Ramos de (org). Educação Infância: História e política. Rio de Janeiro: DP&A,2001.

KRAMER, Sonia. Linguagem e história – O papel da narrativa e da escrita na Constituição de sujeitos sociais. In: Frigotto, Gaudêncio e Ciavatta, Maria (orgs.) Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

KRAMER, Sônia. Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1999.

KRAMER, Sônia (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

KUHMANN JR. Moysés. Educando a infância brasileira. LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação. A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 22 a 37.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abril, 2002.

MARAFON, Danielle. Educação Infantil no Brasil: um percurso histórico entre as ideias e as políticas públicas para a infância. s/d. Disponível em: www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/.../ZjxYEbbk.doc Acesso em 10 de fev. 2012.

MOLON, S.I. (2008). Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio- histórica. Informática na Educação: teoria e prática, v.11, n.1.p. 56-68.

MOLON, S.I. (1995). A questão da subjetividade e da constituição do sujeito nas reflexões de Vygotsky. São Paulo, Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MOREIRA, M. A. (2011) Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Docência em formação na educação infantil: fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. Cortez: São Paulo, 2005.

PIAGET, J. (1999). O pensamento e a linguagem na criança. São Paulo: Martins Fontes.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 2011.

POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca! 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

ROCHA, Eloisa A. Candal. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma Pedagogia da Educação Infantil. Florianópolis, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1999. 290p.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins, 1994.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da educação. Tradução: Roberto Leal Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SARMENTO, Manuel Jacinto. VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. (Org.) Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira&Marin, 2007.

SCHELBAUER, A. R. Idéias que não se realizam: o debate sobre a educação do povo no Brasil de 1870 a 1914. Maringá, Pr: EDUEM, 1998.

SOUZA, Gisele. A criança em perspectiva: o olhar do mundo sobre o tempo infância. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, M. C. B. R. A concepção de criança para o Enfoque Histórico-Cultural. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

VIGOSTKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. 7a Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

SITES UTILIZADOS:

http://www.efdeportes.com/efd192/a-historia-da-educacao-infantil-no-brasil.htm Acesso em 15/12/2015 às 23:15h.

Eliane Loreni Bach - Vaneza Cauduro Peranzoni: vaneza.cauduro@terra.com.br

http://portal.unemat.br/media/oldfiles/educacao/docs/dissertacao/2014/andrea_lemes_lustig.pdf - Acessado em: 12/12/2015 as 21:00h.

https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/AIMPORT%C3%82NCIA-DAEDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL-PARA-A-FORMA%C3%87%C3%83O-411076.html consulta em: 23/03/2016 às 10h.

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v17n1/02.pdf - Consultado em: 19/03/2016 às 22h.

http://www.ebanque-pdf.com/fr_dicionario-aurelio.html - Consultado em: 17/03/2016 às 19h.

http://need.unemat.br/4_forum/artigos/luciani.pdf - Consultado em 14/10/2015 às 23h.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...